Participantes do Curso de Formação Sindical para Aposentados(as) recebem certificação
Um momento muito especial, muito alegre e de reencontro com os amigos. Na tarde desta terça-feira (27/8), os aposentados e as aposentadas que participaram das duas fases do curso de Formação Sindical em Caldas Novas receberam suas certificações com muita festa e confraternização. A festa aconteceu na Chácara do Sinpro, e reuniu dezenas de pessoas.
As pessoas certificadas participaram de uma ou das duas fases do curso de imersão em formação sindical, ocorridas de 6 a 9 de novembro de 2023 (fase 1) e entre os dias 15 e 18 de abril deste ano (fase 2).
O curso faz parte do Programa de Formação do Sinpro e é ministrado pela Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores Apolônio de Carvalho (ECO-CUT).
Quem participou do curso aproveitou a ocasião para se reencontrar com colegas de turma, e celebrou bastante na Chácara do Sinpro na tarde de terça-feira.
“O Curso em Caldas Novas foi maravilhoso, muito produtivo e nos trouxe muito conhecimento. A formação foi excelente, com palestrantes de ótima qualidade. O Sinpro tem bastante cuidado na escolha dos palestrantes. A parceria com a ECOCUT é sempre muito produtiva. E a certificação foi uma tarde de alegria espontânea, e de troca com muita energia. A diretoria do Sinpro e, principalmente, a secretaria de aposentados(as) tem um carinho, uma visão de acolhimento e de zelo muito grande. Minha palavra é ‘gratidão’”, disse a professora Maria Cristina Cardoso, uma das certificadas na tarde de terça-feira.
Guia Ribeiro, da Regional do Gama, completa: “o curso do Sinpro é uma oportunidade ímpar para que os professores e professoras aposentados se atualizem com relação aos temas relevantes da nossa categoria. É um curso que, para além do debate e das interações, proporciona lazer aos professores e professoras que já estão fora das escolas. O curso incentiva a participação efetiva nas lutas da categoria e nos incentiva também a nos mantermos ativos e ativas, nós que lutamos tanto nas reivindicações passadas da categoria. E o curso é uma forma de nos incentivar sempre. EU parabenizo o Sinpro por essa ação e a secretaria dos aposentados. Estou muito feliz por ter participado desse curso.”
“A certificação foi um momento muito especial, muito alegre, de reencontro com os amigos. É uma iniciativa muito louvável do Sindicato para com os aposentados e aposentadas da categoria”, conclui a professora Guia Ribeiro.
A professora aposentada Juliana Aparecida Coelho fez as duas etapas e também é só elogios: “são cursos que trazem informações muito pertinentes a nós. Foi de grande valia me inscrever nas duas etapas desse curso de Formação Sindical, que nos fazem perceber o tanto que nós ainda temos a contribuir. O curso foi muito bem preparado. As pessoas perdem quando não atendem a esses chamados, mas haverá novas oportunidades. A entraga dos certificados também foi uma grande troca de carinho, eu gostei demais!”
A professora Ana Marques disse que o curso teve um papel muito importante em sua vida: “Ele foi fundamental para o meu conhecimento e para eu retornar à atividade sindical, pois eu me distanciei logo depois do início da minha carreira, e é como se eu tivesse retornado. Eu pude rever vários assuntos que eu já conhecia, e tive acesso a novos temas relacionados à questão sindical. O curso me deu um gás e me reconectou com a vida sindical.”
“É sempre muito gratificante trocar essa energia tão boa com nossos aposentados e aposentadas e vivermos juntos a alegria de estar todo mundo junto. Aproveitamos pra convidar o pessoal aposentado pra participar da próxima edição do curso de formação sindical, que deve ocorrer no final de outubro ou início de novembro. Fiquem atentos e atentas às nossas redes sociais para o anúncio”, convida a diretora da secretaria de assuntos dos aposentados e aposentadas do Sinpro, Elineide Rodrigues.
“Como aposentados e aposentadas, cada um e cada uma de vocês tem um papel. A formação traz esse compromisso e essa responsabilidade de manter nosso sindicato forte e ativo e mobilizador. Lembrando sempre a nossa inesquecível Izabel Portuguez, “inativo é quem não luta”, declarou a coordenadora da secretaria de Imprensa do Sinpro, Letícia Montandon, ao parabenizar cursistas certificados(as) e a secretaria de aposentados pelo curso e pelas inovações que o curso vem trazendo ao longo dos anos. Montandon participou, junto com Márcia Gilda, coordenadora da secretaria de Raça e Sexualidade do sindicato, das duas fases do curso de formação, em Caldas Novas. Ambas também integraram a mesa da cerimônia de entrega de certificação, na tarde de terça-feira.
O Sinpro valoriza a participação dos aposentados e aposentadas da nossa categoria, que sempre se dedicaram à atuação sindical e à defesa da educação pública. A Secretaria de assuntos de aposentados e aposentadas realiza ao longo do ano uma série de eventos, confraternizações, formações e diversas outras atividades.