Parceira do Sinpro, TV Comunitária de Brasília celebra 18 anos

tv_comunitaria2
A diretoria da TV Comunitária de Brasília convida para festa de 18 Anos do canal, a ser realizada na quinta-feira, 13 de agosto, de 19h às 23h, com shows e manifestações artísticas, AO VIVO, e microfones abertos em prol da democratização dos meios de comunicação e do fortalecimento da comunicação comunitária do país. A atividade será no calçadão da TV, no Setor Gráfico, Quadra 3, ao lado das churrascarias Pampa e Chão Nativo.
Na mesma data, o evento estará comemorando o aniversário do Comandante Fidel Castro, líder revolucionário batalhador pela integração latino-americana, bandeira que a TVCOM também assume, na prática, ao realizar há 10 anos, sem interrupção, a retransmissão do sinal da TeleSur, sinal informativo da América Latina, construída a partir de esforços conscientes e estratégicos adotados por Hugo Chávez e o comandante da Revolução Cubana.
A TVCOMDF é um patrimônio dos cidadãos do Distrito Federal, possui uma diversa grade de programação, veiculada pelo canal 12 na NET e no site www.tvcomunitariadf.com. O canal realiza diversos projetos que viabilizam o acesso à comunicação como, por exemplo, o projeto “TV em Movimento – Escola de Mídia Comunitária”, vencedor do 1º Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular (2014), classificada em 1º lugar na categoria Televisão e Vídeo, além de 1ª lugar geral do prêmio, entre os mais de cem inscritos. O prêmio é uma iniciativa da CUT Brasília.
A Escola de Mídia Comunitária, um projeto do Sinpro e da TV Comunitária, foi idealizado para ensinar as práticas da rotina dos bastidores de uma emissora de televisão, tornando os estudantes das escolas públicas do Distrito Federal produtores do conteúdo.
tv_comunitaria3
Pela TV Comunitária, o Sindicato também apresenta à categoria e à sociedade o programa TV Sinpro, levado ao ar toda terça-feira, às 17h, também pelo canal 12 da NET e pelo canal da TVCOMDF no YouTube. O programa é sempre reprisado em outros horários e em dias diferentes: na terça, às 22h; às quarta-feira, às 18h30; quinta-feira, às 13h30 e às 22h30; sábado, às 13h; domingo; às 18h30; segunda-feira, às 6h30.
Memória – A TV Comunitária de Brasília estreou em 13 de agosto de 1997, tendo por base legal a alínea “g”, do artigo 23, da Lei 8.977 de 6 de janeiro de 1995, mais conhecida como a Lei do Cabo, por conceder este direito somente nas empresas de TVs por Assinatura no Cabo, via fibra ótica. Em 2011, a lei do cabo foi incorporada pela Lei 12.485 que, em seu artigo 32, inciso VIII, contempla o mesmo direito. Por ser um direito de acesso ao cabo, a TV Comunitária de Brasília ocupa o Canal 12 na NET – única empresa de tevê a cabo no Distrito Federal, com um público estimado em 1 milhão de pessoas.
A TVCOMDF foi Pontão de Cultura, em 2009 e 2010, e ao longo deste trabalho encontrou parceiros e apoios culturais para dar seguimento ao projeto mais inovador do Distrito Federal na área de comunicação.
São 18 anos de lua pela democratização da comunicação, com produções audiovisuais de qualidade, de espaço para a classe trabalhadora e movimentos sociais, projetos de acesso à comunicação, de cunho cultural e ambiental, e produção de conteúdo audiovisual de extrema qualidade e valor histórico. Vale destacar todos os parceiros e apoiadores, que nestes anos uniram esforços em prol da manutenção do canal comunitário em atividade.
Nestes anos, a TV Comunitária investiu na luta pela valorização da comunicação pública, alternativa, comunitária, legislativa, universitária, educativa e cultural, que atualmente querem ser protagonistas também no modelo digital de televisão, com espaço garantido no Canal da Cidadania (Portaria 489/2012 do Ministério das Comunicações) e outros meios legais. O canal do DF apoia também o governo federal que está preste a lançar o Canal da Educação (Ministério da Educação) e o Canal da Cultura (Ministério da Cultura).
A direção do canal acredita que uma nova política de comunicação é possível, a partir de iniciativas dos governos (federal, estadual e municipal) e investimentos financeiros de instituições apoiadoras que, juntos, podem se empenhar, cada vez mais, para viabilizar a efetividade do artigo 221 da Constituição, que prevê a regionalização da produção jornalística, artística, educativa e cultural no país.
A TVCOMDF é protagonista nesse processo, participa desta luta e comunga com as reivindicações históricas que permitirão a Brasília e ao Brasil darem um salto de qualidade informativa ao seu povo.
Participe desta celebração.