Pará: professores devem aprovar greve nesta sexta

Professores da rede pública estadual deverão continuar sem receber o piso salarial de 2015. É o que afirma Matheus Ferreira, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), após a última reunião que aconteceu na terça-feira (17), com titulares das secretarias de Educação e de Administração do Estado.
Para protestar, a categoria irá paralisar as atividades hoje, em uma marcha pela defesa da educação pública, às 9h, na Praça da Leitura, em São Brás. O indicativo de greve não está descartado.
Segundo Ferreira, a justificativa dos representantes do governo do Estado em não pagar o piso se dá por dois argumentos, sendo um pela dificuldade orçamentária e outro pelo limite da lei de responsabilidade fiscal, mas na visão da categoria não se pode descumprir uma lei com outra lei.
“O governo disse que em abril vão apresentar a sinalização de proposta para negociação do piso e o parcelamento do retroativo, mas não disseram como, quando, não tem data para o posicionamento. Vão deixar de pagar o piso, que é uma lei, porque a lei de responsabilidade fiscal não permite”, explicou.
Outra reclamação é pela redução da carga horária de 200 horas/aula dos professores para 150 horas, orientada pela Seduc às escolas, que irá, consequentemente, reduzir a remuneração do profissional.
“O que acontece, algumas escolas estão ficando sem aula. O certo seria a escola manter a lotação das 200 horas para que os alunos não fiquem sem aula, até que o governo realize concurso público”, relatou Matheus.
A reforma das escolas também foi debatido, na reunião. “O governo disse que está reformando 23 unidades escolares com recursos próprios, mas o fato é que existe um convênio com o BID e até agora não saiu do papel. O que estamos cobrando é a publicação no site da Seduc o cronograma das obras para que a comunidade acompanhe os gastos, porque é dinheiro público”, disse.
A categoria irá fazer uma passeata até a sede da Secretaria de Estado de Administração, no bairro do Marco. Amanhã (20), o sindicato e categoria irão se reunir em assembleia, na Escola Estadual Cordeiro de Farias para decidir sobre o indicativo de greve.
“Quem vai decidir é a categoria. Ainda não há nada de concreto do governo, então sentimento tem, elementos de greve tem”, finalizou o coordenador do Sintepp.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas não teve retorno.
(Do Diário do Pará)