Para diretor do Sinpro, o combate ao capacitismo é pilar fundamental da educação pública

Valorizar a diversidade e a inclusão devem ser reforçados e defendidos dentro da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A defesa é do diretor do Sinpro Herbert Anjos, feita durante o II Seminário “Enfrentando o capacitismo no cotidiano escolar: desconstruindo barreiras, construindo inclusão”. O evento foi realizado nesta terça-feira (23/9) pela Unidade de Formação dos Profissionais da Educação (EAPE).

O seminário teve como objetivo promover discussões e reflexões sobre o capacitismo no ambiente escolar, ressaltando a importância da acessibilidade, da valorização da diversidade e da construção de práticas pedagógicas verdadeiramente inclusivas.

“O evento é importante para valorizar a diversidade e a inclusão: dois pilares significativos do direito à educação pública. Nesse sentido, nada mais relevante do que a EAPE trazer o combate ao capacitismo como um tema fundamental da formação continuada em sua preocupação com a construção de uma educação e sociedade mais justa, democrática e que reconheça as diferenças individuais como virtudes e em toda a sua potencialidade de desenvolvimento”, avalia o diretor do Sinpro. Segundo Herbert, “a EAPE pode contar com o Sinpro na luta por uma educação anticapacitista e preocupada com a inclusão”.

O II Seminário “Enfrentando o capacitismo no cotidiano escolar: desconstruindo barreiras, construindo inclusão” contou com a participação de professores (as), orientadores(as) educacionais, secretários escolares, monitores, educadores sociais e interessados em aprofundar conhecimentos sobre inclusão e acessibilidade no contexto educacional.

 

Edição: Vanessa Galassi