Para 80% dos brasileiros, Lula está certo ao reclamar do BC contra juros altos

notice

Portal CUT – Escrito por: Redação CUT

 

Para 80% dos brasileiros, o presidente Lula (PT) está certo ao pressionar o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, a baixar a taxa básica de juros (Selic), que está 13,75% ao ano desde setembro do ano passado.

Apenas 16% acham que o presidente age mal, e 5% não souberam responder.

 Leia mais: 10 motivos para o BC baixar a taxa de juros do Brasil, a maior do mundo

Brasil lidera ranking mundial de países com juros reais mais altos

Entre os que mais concordam com Lula de que essa taxa ‘é uma vergonha’ e que “precisa cuidar da política monetária, mas precisa cuidar também do emprego, da inflação e da renda do povo”, estão os desempregados e os mais pobres, que sofrem com a falta de investimentos que geram emprego e renda e não têm acesso a financiamento sequer para comprar uma geladeira. 

Confira os percentuais e quem mais apoia Lula:

. 91% dos desempregados e que estão sem procurar emprego.

. 85% dos brasileiros que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.604), faixa em que 85% dizem concordar com o presidente.

. 84% dos que têm o ensino fundamental.

. 84% dos que se declaram pretos.

Os que menos apoiam o presidente são:

. 28% dos empresários.

. 24% dos que têm o ensino superior.

. 19% dos que se declaram brancos.

Taxa de juros está mais alta do que deveria

Outros dados da pesquisa

Para 71% dos entrevistados, a taxa de juros está mais alta do que deveria. Entre os que pensam assim, 55% dizem que ela muito mais alta do que deveria, e apenas 16% consideram que está um pouco mais alta.

Mesmo entre os eleitores do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou Campos Neto para o BC, a percepção de que os juros estão mais altos do que o recomendado é de 77%. Entre as regiões do país, essa opinião só fica abaixo dos 70% no Nordeste (67%).

Já 17% dos brasileiros dizem crer que os juros básicos estão em um patamar adequado, somente 5% responderam que ela está mais baixa do que deveria, e 6% não souberam responder.

Juros altos forçam Mercedes a dar férias coletivas a 300 metalúrgicos – CUT – Central Única dos Trabalhadores

Fonte: CUT