PANDEMIA E EDUCAÇÃO É TEMA DE REVISTA

Com a chegada da Covid-19, o mundo precisou se adaptar aos novos meios e medidas para evitar o contágio com o vírus que já atingiu a marca dos *112.304* óbitos em todo o Brasil. Cenário esse que trouxe dúvidas e inúmeros questionamentos para diferentes setores, principalmente no cenário educacional que teve como resultado, uma “ pausa” nas atividades escolares em todo o país, tudo a fim de evitar a propagação e contaminação de crianças em um ambiente de fácil disseminação do coronavírus. 

Um cenário de desafios, onde tudo é novo. A tecnologia passa a ser mais utilizada, as discussões que eram presentes no ambiente educacional, muita das vezes acabam passando  despercebido, e aí, o problema agrava. Foi pensando nisso, que a professora e coordenadora Natália Duarte, ativa na rede há 31 anos, atualmente diretora da ANPAE-DF, deu início a confecção a uma revista mais didática e menos “acadêmica” e menos “burocrática”: A educação é a pandemia. “A intenção é ocupar um espaço vazio, na produção de conhecimento para a escola, a partir da escola e com professores da Ed básica”, afirma Natália Duarte.

 

O RESULTADO

A Revista Educação Básica em Foco é uma das iniciativas institucionais que concretizam o compromisso da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de subsidiar debates e proposições relativos às políticas e à administração da Educação Básica no Brasil, pautadas pela garantia do direito à educação de qualidade para todos e pelo fortalecimento da gestão democrático-participativa na educação pública. Constitui-se como espaço de divulgação, intercâmbio e debate de conhecimentos produzidos em diferentes espaços e instâncias educativas – escola básica, universidades, fóruns de educação, entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis etc. -, propiciando a divulgação de iniciativas e ações desenvolvidas nas redes de ensino e suas instâncias – central, regionais e escola – e contribuições oriundas de estudos realizados em universidades e outras instituições de pesquisa, que colaborem efetivamente para a garantia do direito e da gestão democrática da educação pública brasileira.

 

Você pode conferir todo o conteúdo da revista em Revista Educação Básica em Foco