Saiba quem são os e as palestrantes do 12º CTE

O 12º CTE (Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação) acontece entre os dias 7 e 9 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e grandes nomes já estão confirmados para debater com a categoria os rumos da Educação, do Brasil e do DF. Confira abaixo quem serão os palestrantes!

>> Saiba como participar, como solicitar o afast e veja a programação completa clicando aqui!

 

UM NOVO BRASIL É POSSÍVEL
QUINTA-FEIRA (07), 19h45

Márcio Pochmann
Economista, foi presidente da Fundação Perseu Abramo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e secretário municipal Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo da prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2004. Doutor em Ciências Econômicas, é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autor de dezenas de livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti em 2002.

 

 

CONJUNTURA INTERNACIONAL, NACIONAL E LOCAL
SEXTA-FEIRA (08), 08h30

Antônio Lisboa
Professor aposentado da SEDF, foi diretor do Sinpro-DF e da CNTE. Em 2014, foi eleito membro representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É Secretário de Relações Internacionais da CUT Brasil.

Ana Prestes
Socióloga, doutora em Ciência Política pela UFMG e doutoranda em História pela UnB. Atualmente é Assessora Técnica na Câmara dos Deputados. É autora e organizadora nos livros 100 Anos de Luta das Mulheres pelo Voto e Teoria das Relações Internacionais: Contribuições Marxistas.

Rosilene Corrêa
Professora aposentada da SEDF, é diretora licenciada do Sinpro-DF e da CNTE. Também é dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Gabriel Magno
Professor da SEDF, foi dirigente do Sinpro-DF e da CNTE. Também foi chefe de gabinete da Deputada Distrital Arlete Sampaio.

 

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
SEXTA-FEIRA (08), 10h

Carlos Abicalil
Mestre em Educação, foi presidente do SINTEP-MT e da CNTE, deputado federal (2003 a 2011), Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC e Diretor Geral de Educação, Ciência e Cultura da Organização de Estados Iberoamericanos. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo.

Edileuza Fernandes
Pedagoga e especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para os anos iniciais de escolarização. Mestre e Doutora em Educação pela UnB com estágio de doutoramento na Universidade do Porto (Portugal). Professora aposentada da SEDF, onde coordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, foi Subsecretária de Educação Básica e coordenou a elaboração do Currículo em Movimento.

EDUCAÇÃO LAICA E DIVERSIDADE RELIGIOSA X FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
SEXTA-FEIRA (08), 14h

Ariovaldo Ramos
Pastor, professor e coordenador da Frente Nacional de Evangélicos pelo estado de Direito.

Kota Mulanji (Dra Regina Nogueira)
Médica pediatra e presidente do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana. Professora de pediatria da UCPEL. Foi coordenadora da Coordenadoria da Mulher no RS e coordenadora da Saúde da População Negra de Embu das Artes-SP.

Padre Júlio Lancelotti
Sacerdote católico, formado em Pedagogia e Teologia, foi professor primário, professor universitário, membro da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo e da Pastoral do Povo de Rua. Pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, e responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu.

 

A TRAGÉDIA DA FOME: SOBERANIA EM QUESTÃO
SEXTA-FEIRA (08), 16h30

Frei Betto
Frade dominicano, jornalista e escritor. Militante de movimentos pastorais e sociais, foi assessor especial do presidente Lula em 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Adepto da Teologia da Libertação, tem inúmeros livros publicados.

Arlete Sampaio
Atualmente exercendo terceiro mandato de deputada distrital, é médica e foi vice-governadora do Distrito Federal de 1995 a 1999. Está no terceiro mandato como deputada distrital no DF. Foi Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF e também Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo do ex-presidente Lula.

 

CULTURA E DIREITOS HUMANOS NO ENFRENTAMENTO AO FASCISMO
SÁBADO (09), 13h30

Preta Ferreira
Multiartista, produtora, feminista e antirracista.

Juca Ferreira
Sociológo, foi Ministro da Cultura, secretário municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Erika Kokay
Atualmente exercendo seu terceiro mandato de deputada federal, foi presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília de 1992 a 1998 e da CUT-DF de 2000 a 2002.

 

DESAFIOS DA CLASSE TRABALHADORA DIANTE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO
SÁBADO (09), 16h30

Antônio Lisboa
Professor aposentado da SEDF, foi diretor do Sinpro-DF e da CNTE. Em 2014, foi eleito membro representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É Secretário de Relações Internacionais da CUT Brasil.

Meg Guimarães
Orientadora educacional aposentada da SEDF e diretora licenciada do Sinpro-DF. É vice-presidente da CUT-DF.