Outras Pautas, dia 29/9, vai debater a importância do pré-sal para a educação

A importância do pré-sal, da Lei da Partilha e da Petrobras será discutida no Projeto Outras Pautas.  O debate será realizado no dia 29 de setembro, às 19h30, no teatro da Escola Parque 308 Sul, com José Maria Rangel, petroleiro da coordenação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e com Paulo Metri, engenheiro, conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e colunista do jornal Correio da Cidadania.
Com os petroleiros, a diretoria do Sinpro-DF irá abordar todas as questões que têm envolvido o desmonte da Petrobras e as ameaças de o Brasil perder a propriedade desse patrimônio nacional. O Outras Pautas é um projeto criado pela diretoria colegiada do Sinpro-DF para ampliar o debate com a categoria e com a sociedade sobre temas relevantes para o avanço da democracia.
Além de pormenorizar a importância desse patrimônio mineral para o país e para os setores da educação e da saúde, a diretoria colegiada irá mostrar denunciar a contrainformação veiculada pela mídia comercial para favorecer a projetos e a ações em curso que visam a desmontar a maior e mais lucrativa empresa pública nacional e retirar dos brasileiros uma de suas maiores riquezas minerais: o pré-sal – maior jazida de petróleo do mundo.
Na ocasião, as lideranças sindicais do Sinpro-DF  irão denunciar duas ameaças à empresa pública e ao patrimônio nacional, e, consequentemente, ao Plano Nacional de Educação (PNE): em primeiro lugar, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que retira o Brasil da exploração do pré-sal e entrega a exploração dessa riqueza às multinacionais. O autor do PLS é um dos maiores interessados em entregar o pré-sal às multinacionais. O PL de José Serra não só desmonta a empresa pública, mas também a educação, a saúde e outros setores beneficiados pela Lei dos Royalties do Petróleo (Lei nº 12.858/2013).
Em segundo lugar, o Projeto de Lei (PL) nº 6.726/2013,do deputado federal  Mendonça Filho (DEM-BA), que tramita na Câmara dos Deputados, com o mesmo conteúdo do PLS do senador José Serra. Ambos visam a entregar o patrimônio (a empresa pública) e as riquezas minerais (o pré-sal e o petróleo) para empresas multinacionais, e, com isso, inviabilizando a educação e a saúde. Assim, de quebra, criam as condições financeiras para privatizar também direitos básicos da população: educação e saúde públicas e gratuitas. Participe! O petróleo é nosso!