Operação Meteoro| PCDF prende no Ceará quadrilha que dava golpe em professores

A 23ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal (setor P sul – Ceilândia) prendeu em flagrante, na última quinta-feira (10/3), três estelionatários que faziam parte de uma quadrilha do município de Maracanaú, no Ceará, que eram responsáveis por golpes contra professores filiados ao Sinpro-DF. Na ação, a primeira etapa da chamada Operação Meteoro, também foi fechada uma central telefônica amadora, e apreendidos quatro notebooks, 13 celulares, cartões bancários e vários chips de telefones.

As investigações foram iniciadas no final do ano passado, quando uma professora foi à delegacia relatando ter recebido uma ligação supostamente do Sindicato dos Professores, que lhe informaram sobre liberação de precatório e afirmaram que a vítima deveria entrar em contato com um telefone que seria do TJDFT

Após o registro dessa primeira ocorrência, o próprio Sinpro e outros professores também procuraram a polícia e, em 15 dias de investigação, foram identificadas 400 ligações realizadas contra filiados ao sindicato, que renderam à quadrilha cerca de R$ 150 mil – mas o prejuízo pode chegar a R$ 4 milhões.

“Ficamos muito satisfeitos de saber que as investigações da PCDF foram bem sucedidas”, celebra o Dr. Lucas Mori, advogado do Sinpro. “Certamente as denúncias que o Sinpro fez para a Polícia Civil ajudaram nas investigações. Levamos mais de 100 ocorrências para a Polícia”, lembra.

O Dr. Mori conta que nos primeiros registros feitos pelo Sinpro já havia uma investigação em curso, e que novas informações seriam relevantes para o desfecho do caso. “Soubemos que as informações apresentadas pelos professores tanto daqueles que sofreram tentativas de golpes como daqueles que infelizmente realizaram os depósitos estava sendo essencial para identificar os responsáveis”, conta o advogado do Sinpro.

As investigações da operação Meteoro prosseguem. Agora, a polícia quer identificar todos os integrantes da quadrilha e o destino do montante arrecadado de forma criminosa.

A diretoria colegiada do Sinpro comemora a prisão dessa quadrilha: “Recebemos com grande alívio a prisão dessa quadrilha, e parabenizamos a Polícia Civil do Distrito Federal pelo trabalho competente que vem sendo realizado”, afirma o diretor Dimas Rocha. “Foi um avanço muito importante a descoberta dessa quadrilha e a prisão dos responsáveis”, completa.

Dimas reitera aos(às) filiados(as) do Sinpro que não aceitem qualquer ligação ou mensagem com pedidos de transferência de valores para a liberação de precatórios. O Sinpro não solicita, em hipótese alguma, depósitos em dinheiro para liberação de valores. O diretor também reforça que “quem teve contato com essa quadrilha de golpistas, que continuem fornecendo ao Sinpro e à Polícia Civil informações para que as investigações se aprofundem e os falsários sejam desmascarados. “O Sinpro continua à disposição da Polícia Civil para quaisquer esclarecimentos e contribuições à investigação”, concluiu Dimas Rocha.

MATÉRIA EM LIBRAS