Diretoria do Sinpro visita gabinetes na CLDF em defesa da gestão democrática

Na manhã desta terça-feira (06), a diretoria colegiada do Sinpro visitou gabinetes na Câmara Legislativa para dialogar com deputados e deputadas distritais pela rejeição do projeto de lei enviado pelo GDF alterando a lei de gestão democrática, sem discussão alguma com a categoria nem com a comunidade escolar.

Os diretores e diretoras do Sinpro também apresentaram aos parlamentares um ofício com a proposta que vem sendo articulada com a CLDF e SEEDF desde que o PL foi enviado, em outubro, para que sejam estabelecidos os parâmetros do processo eleitoral que acontecerá em 2023, e que os demais aspectos sejam debatidos em projeto de lei no próximo ano, garantindo a participação da categoria.

Além da completa falta de diálogo, o PL apresenta problemas técnicos e políticos importantes, como a possibilidade de perseguição a direções instituídas, a exclusão dos professores(as) em regime de contratação temporária, entre outros.

A diretoria colegiada do Sinpro reforça o chamado para que a categoria compareça à CLDF às 14h30 desta terça para defender a gestão democrática. O PL em questão está na ordem do dia.

Falta de diálogo

A Secretaria de Educação (SEEDF) decidiu de forma unilateral adiar para 2023 o processo eleitoral nas escolas. Desde o início desse processo, a diretoria colegiada do Sinpro viu com muita preocupação essa movimentação do GDF, e tomou as iniciativas cabíveis para questionar o PL e promover a defesa da gestão democrática.

Dia 18 de outubro, a comissão de negociação do sindicato esteve na CLDF em reunião com a presidenta da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), Arlete Sampaio, com o líder do PT Chico Vigilante e com as assessorias dos deputados Leandro Grass, Reginaldo Veras e Fábio Félix. Na ocasião, os representantes do Sinpro apresentaram aos parlamentares um estudo sobre o PL.

Desde meados de novembro, a campanha Gestão Democrática: Eu Apoio, produzida pelo Sinpro, está nas ruas do DF demarcando a importância da gestão democrática para as escolas. O objetivo da campanha é envolver a categoria e toda a comunidade escolar na defesa da gestão democrática.

MATÉRIA EM LIBRAS