Oficinas comunitárias de ervas e hortas são realizadas na Chácara do Sinpro para aposentados(as)

A Chácara do Sinpro recebeu na tarde do dia 28 de novembro quase 100 professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) que se dividiram em duas oficinas: ervas aromáticas e hortas em pequenos espaços. “São oficinas que ocorrem anualmente e chamam muito a atenção, primeiro porque acontece na nossa chácara, local em que as pessoas têm contato direto com a natureza, quem não conhece passa a conhecer pois é um local maravilhoso, que mantemos há mais 30 anos, que foi recentemente reformado, com o espaço das churrasqueiras, as piscininhas de água natural, local que os associados do Sinpro amam e sentem um prazer muito grande de estarem ali, por fazerem as trilhas e por saberem que foram construídos de uma maneira ecológica, é bem legal isso”, diz Elineide Rodrigues, diretora da Secretaria de Assuntos dos(as) Aposentados(as) do Sinpro.

Sobre as oficinas, a diretora explica que a das pequenas hortas “aprende na teoria de como fazer o cultivo em pequenos espaços, então há toda uma parte teórica, ministrada pelo Fellipe Mendes, engenheiro agrônomo, que trabalha na chácara, e depois tem a parte prática, das plantações, quando após caminharem pelas trilhas, eles aprendem a plantar”.

Elineide explica que “a outra oficina, das ervas aromáticas, medicinais, ministrada pela Abadia Chaves, trabalha muito na área dos benefícios que elas trazem para nossa vida diária. E também aborda a alimentação saudável, de como elas podem ser agregadas na nossa dieta”.

São duas oficinas distintas, mas no final há a culminância com um lanche, inclusive com ervas que os alunos aprendem no curso sobre os benefícios do consumo. É a hora da confraternização.

“É um momento que a gente percebe o prazer dos(as) aposentados(as) em participar, no que aprenderam nesse encontro, no qual muitos se reencontram. E é muito legal, a Secretaria dos(as) Aposentados(as) tem uma alegria muito grande em realizar este evento. É uma atividade que a Secretaria pretende manter, porque sempre teve muita procura e continuará tendo, pois os benefícios que as plantas e a própria natureza trazem para cada um e cada uma de nós são de suma importância”, aponta a diretora.

Para ver as fotos no álbum do Facebook do Sinpro clique aqui.

MATÉRIA EM LIBRAS