Oficina "Despertar da Dança" tem início no sábado, dia 26. Inscrições abertas e gratuitas para professores


O objetivo inicial da oficina “Despertar da Dança” é levar aulas de dança e debate para 20 turmas por escola em três escolas pública do DF, em três cidades do Distrito Federal: Centro de Ensino Médio Samambaia, Centro Educacional 02 do Guará e o Centro de Ensino Médio do Núcleo Bandeirante, atendendo aproximadamente 1.800 estudantes da rede pública com a intenção de despertar o gosto pela dança, sendo uma forma de apoiar, fomentar e democratizar essa linguagem para jovens que não teriam oportunidade acesso a essa cultura.
Importante: O projeto também vai oferecer oficina gratuita de capacitação para professores de todo o Distrito Federal, para que se tornem multiplicadores nas escolas e possam dar continuidade às ações desenvolvidas após o término deste projeto. Os professores inscritos e participantes receberão camiseta do projeto, alimentação e certificado.
As oficinas irão acontecer nos dias 26 e 27 de maio no Auditório 2 do Museu da República e nos dias 3 e 10 de junho (domingos) na sala 05 no Centro de Dança de Brasília.
Inscrições pelo e-mail: despertardadanca@gmail.com, enviando nome completo, e-mail e telefone para contato.
De acordo com os organizadores, o projeto Despertar da Dança nasceu da vontade de levar a dança às escolas públicas de Brasília. A dança na escola é uma forma de desenvolver nas crianças e jovens a criatividade e a percepção corporal. O projeto é ofertado em um momento oportuno no contexto educacional, no ano que a Lei 13.278/2016, incluiu as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. Essa lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e o Currículo em Movimento das Escolas Públicas do Distrito Federal reconheceram e enfatizaram a importância da Dança na formação integral do indivíduo, sistematizando as habilidades e as competências necessárias para o ensino dessa arte e formulando diretrizes específicas norteadoras para a aprendizagem dessa disciplina.
“O Despertar da Dança preza pela valorização da dança e ocupação do espaço escolar por essa arte e tem o intuito de levar a dança a rede pública de ensino do Distrito Federal de forma a valorizar sua prática didática e artística demonstrando a relevância dessa atividade tanto na formação do indivíduo como na propagação da cultura. Dessa forma ser uma ação para contribuir e enriquecer o cenário artístico dentro da Escola Pública”, enfatiza o professor Luciano dos Santos, um dos organizadores.
SERVIÇO
Despertar da Dança
Oficinas de dança gratuita para escolas e professores.
Oficina para professores
– Dia 26 de Maio (Sábado) das 14h as 18hrs no Museu da República. Abertura, coffee break.
– Dia 27 de Maio (Domingo) das 8h as 12hrs no Museu da República. Aula Teórica
– Dia 03 de Junho (Domingo) das 8h as 12hrs no Museu da República. Aula Teórica e de 13h às 17hrs no Centro de Dança; Aula Prática.
– Dia 10 de Junho (Domingo) das 8h as 12hrs, no Centro de Dança de Brasília. Aula Prática
Inscrições gratuitas pelo e-mail: despertardadanca@gmail.com (enviar nome completo, email, telefone, rg ou cpf e matrícula)
Carga horaria: 20 horas
Vagas limitadas
Informações: 98537-9924
Página no Facebook:
https://www.facebook.com/Despertar-da-Dan%C3%A7a-375490006262814/