Oficina de leitura para portadores de necessidades especiais

Festival Uni Duni Ler Todas as Letras realiza na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, mais uma atividade: a oficina Brincar de Ler,  no Centro de Ensino Especial Nº 2, na 612 Sul, voltada para pais e professores do Ensino Especial. A ideia é despertar neles a vontade de partilhar leituras com as crianças especiais.
A escritora Alessandra Roscoe, coordenadora do Uni duni Ler, vai explicar técnicas de leitura sensorial, como a realizada com os bebês cegos ede pouca visão do Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV) na primeira etapa de primavera do Festival Itinerante. Vai apresentar também acervo selecionado para leitura com diversas faixas-etárias de leitores e realizar dinâmicas com os adultos e as crianças.
Alessandra defende a leitura literária como prazer, como brincadeira desde o berço e para todas as pessoas. “Acredito que a leitura seja uma forma de estreitar laços afetivos e também de estimular potencialidades, o que faz toda a diferença quando o público são bebês e crianças com necessidades especiais”, comenta.
A leitura sensorial utiliza-se dos cinco sentidos e no caso das crianças, com problemas de visão ou não, ativa todos os outros e de forma lúdica e simples, fácil de ser feita em qualquer espaço, seja em casa ou na escola. Utilizando-se de sons, cheiros e texturas diferentes, a leitura sensorial incentiva que todos  literalmente provem a delícia que é brincar de ler!
A oficina terá três horas de duração, é gratuita e voltada para pais, professores e mediadores de leitura que se interessem em incentivar práticas com os livros e as histórias com crianças especiais. Acontecerá das 9h00 às 12h00 no auditório do Centro de Ensino Especial número 02, na 612 sul, ao lado do CEEDV, na L2. Os interessados precisam se inscrever pelo email alessandraroscoe@uol.com.br, enviando nome completo, profissão, endereço com cep, telefones e email.