Oficina de Horta e Plantas Medicinais para Aposentados foi um sucesso

 

A Oficina de Horta e Plantas Medicinais para Aposentadas(os), realizada na tarde dessa quarta-feira (24), na Chácara do Sinpro-DF, foi um sucesso. O curso é uma realização da Secretaria de Assuntos dos Aposentados. Nesta edição, foram ministradas uma oficina de hortas em pequenos espaços e, outra, de plantas medicinais com explicações sobre o agregamento desses cultivos na alimentação saudável, em terapias etc.

Nas oficinas de plantas medicinais, por exemplo, foi mostrado como cultivar plantas medicinais e seus usos em chás calmantes, contra ansiedade etc. Nas oficinas, as(os) participantes aprendem cultivos focados em locais pequenos, como os espaços das residências dos participantes, e direcionados para beneficiar a saúde da pessoa. Especialmente a saúde da pessoa aposentada.

Esta edição contou com a participação de mais de 70 professoras(es) e orientadoras(es) educacionais aposentadas(os). A atividade foi realizada na tarde dessa quarta-feira (24), na Chácara do Sinpro-DF. Parte das(os) participantes foi de ônibus, disponibilizados pelo sindicato. Um saiu da sede da entidade no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e, o outro, do Taguaparque. Muitos(as) participantes foram em suas próprias conduções.

“A gente vê pelo semblante das pessoas que elas estão satisfeitas e felizes por estarem lá na Chácara do Sinpro-DF aprendendo um pouco nessas oficinas que tanto ajudam no seu dia a dia. Ajuda na rotina. Pela avaliação que eles fazem, é muito positivo. E pedem outras oficinas lá no espaço da chácara”, afirma Elineide Rodrigues, coordenadora da secretaria.

Ela informa que a intenção da nova gestão do Sinpro é utilizar mais o espaço da chácara com atividades para aposentadas e aposentados. Nesta edição, parte das(os) inscritas(os) fez a oficina de hortas, com o gestor ambiental Felipe Mendes Pereira. Ele ensinou a produção de hortas em pequenos espaços. A outra parte da turma ficou com Abadia, que fez a oficina de plantas medicinais.

Após a parte teórica e a prática, os dois grupos se unem para um lanche feito com tudo que foi utilizado no curso, como pasta de cenoura e de inhame para colocar no pão integral, pão de queijo com alecrim, que é feito ali mesmo no ambiente do curso. O fato é que quem faz o curso sai de lá feliz. “Isso é o que mais importa”, diz Elineide.

“Ontem o Sinpro deu mais uma prova de que como arte, cultura, cuidados consigo e com outros são importantes tanto para os ativos e, sobretudo, para os aposentados. Fizemos essa oficina de hortas e ervas na Chácara do Sinpro, num ambiente agradável e de sustentabilidade de foi muito bacana porque além da interação entre nossos pares, entre mulheres e homens presentes, a gente teve um momento de conhecimento fitoterápico e de autocuidado muito importante de saúde física, mental, social, política integradas. Quem venham outras oficinas e outros momentos de interação e de cuidado consigo e com os outros”, disse Edna Barroso, professora aposentada, moradora do Guará.

 

Abordagens e plantações 

 

Na oficina de hortas, por exemplo, Felipe faz uma abordagem bem rápida sobre a bioconstrução e o Espaço Educador Chico Mendes na chácara. “A gente explica como ele foi construído e mostra os porquês dessa técnica de construção e, aí, a gente já começa a entrar na parte da hora. Faz uma pequena abordagem da história da agricultura no Brasil e no mundo e depois já começa a falar sobre as possibilidades de plantar em pequenos jarros, palets, usando a varanda ou uma janela do apartamento”, explica o oficineiro.

No curso, as(os) participantes aprendem a cultivar, nesses pequenos espaços, ervas e até hortaliças. “E aí para implantar a sua horta a gente aborda algumas técnicas, como a do minhocário e a composteira que vão dar uma incrementada na horta do participante. Também abordamos sobre a instalação de um meliponário, que é a criação de abelhas sem ferrão, com abelhas nativas do Brasil, com as quais é possível cultivá-las, em casa, pelo fato de não serem agressivas, não terem ferrão, e até em apartamento”, afirma.

A finalização do curso é com a prática. “Os participantes colocam a mão na massa. Fazem pequenos plantios reutilizando garrafas pets como local de plantação”. A Oficina de Horta e Plantas Medicinais para Aposentadas(os) começou em abril de 2016. Depois disso, foi realizada em agosto de 2017, setembro de 2018, agosto de 2019 e, por causa da pandemia da covid-19, foi suspensa por 2 anos.

Em março deste ano, a Secretaria de Assuntos dos Aposentados retomou a oficina e realizou a quinta edição do curso. Nessa quarta, foi realizada a sexta edição com muito sucesso e participação de 36 professoras(es) na oficina de hortas e, 33, na de ervas. Geralmente, são disponibilizadas 44 vagas. Essa quantidade de vaga é por causa do número de poltronas do ônibus. Normalmente, o Sinpro envia dois ônibus.

MATÉRIA EM LIBRAS