Introdução

O Plano Distrital de Educação (PDE) é uma conquista importantíssima. É a primeira vez que o Brasil e o DF têm um Plano de Educação construído democraticamente com a sociedade, com o objetivo de estabelecer metas, estratégias e planejamento para melhorar a qualidade e o acesso à educação pública. O PDE deve ser implementado ao longo de dez anos.
Construído ao longo de debates nas escolas, plenárias nas cidades e, finalmente, na Conferência Distrital de Educação, o PDE é uma realização coletiva. Sendo assim, também serão coletivos os esforços para que o Plano seja efetivamente implementado.
É nesse sentido que o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) lança o Observatório PDE, uma ferramenta de controle social que possibilitará à
sociedade o acompanhamento e monitoramento da aplicação do Plano. Ao longo de seus dez anos de vigência, a comunidade escolar e toda a população do DF poderão ser protagonistas da construção de uma educação pública de qualidade.
Nas próximas páginas, você conhecerá as 21 metas que compõem o Plano. O desafio de construir a educação do futuro é de todos nós!
Avançar