Obra literária conta a importância da cultura na transformação da realidade de uma comunidade
No dia 07 de dezembro a Livraria Sebinho (CLN 406) será palco do lançamento do livro Os Doze de Osasco: Uma história de fé, samba, suor e cinema, organizado pelo professor Daniel Monteiro. A obra aborda o impacto da falta de lazer e cultura em um bairro esquecido de Osasco da década de 1980, e como um grupo de jovens decidiu transformar essa realidade com o surgimento de um movimento cultural vibrante, liderado por doze amigos que, ao longo dos anos, fizeram história através de atividades culturais e esportivas.
Orlando, o protagonista, narra em tom autobiográfico suas experiências e as de seus companheiros, descrevendo como enfrentaram as adversidades e trabalharam incansavelmente para promover a cultura, a educação e a participação comunitária. A história não apenas reflete a evolução cultural de Osasco, mas também serve de exemplo para tantas outras comunidades pelo Brasil. A narrativa é permeada por temas como fé, samba e cinema, que são simbolicamente representativos da identidade do grupo e das raízes afro-brasileiras presentes em suas atividades.
Os Doze de Osasco não é apenas uma homenagem a esses pioneiros da cultura local, mas um convite à reflexão sobre o papel da cultura como ferramenta de transformação social. O livro de Orlando da Silva serve como um tributo à resistência cultural e ao poder das pequenas iniciativas que, quando movidas pela paixão, podem deixar marcas profundas em uma comunidade. Prova disso estão no resgate de inúmeras fotos de cartazes do Cineclube Mazzaroppi do Novo Osasco e de outras diversas ações promovidas na época, que constam no livro.
SERVIÇO
Lançamento do livro: “Os Doze de Osasco: Uma história de fé, samba, suor e cinema”
Data: 07/12 (sábado)
Horário: 17h às 20h
Local: Livraria Sebinho (CLN 406, Loja 44 – Asa Norte, Brasília – DF)