O Sinpro parabeniza os professores e orientadores educacionais aposentados

A diretoria colegiada do Sinpro parabeniza os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) pelo seu dia. A aposentadoria é consequência de uma vida inteira dedicada ao trabalho, além de ser fruto de uma vida produtiva e longeva. Envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito é viver e aproveitar a sabedoria adquirida ao longo de uma bela trajetória.

É diante de tudo isso, da importância que esses(as) profissionais têm no futuro de toda uma nação, que o dia 24 de janeiro deve ser comemorado e os(as) professores(as) e orientadores(as) aposentados(as), homenageados(as). O parabéns se estende à disposição de cada um(a), que mesmo aposentado mantém a disposição de continuar unido(a), ativo(a), se mantendo próxima e no dia-a-dia da entidade.

Em comemoração à data, convidamos os(as) professores(as) e orientadores(as) aposentados(as) para a segunda Feira Cultural dos Aposentados, que será realizada no dia 21 de fevereiro, das 9h às 17h, na Praça do SCS (Setor comercial Sul, Quadra 05  -em frente ao BRB). Os(as) que tiverem interesse poderão expor trabalhos artesanais. “O Sinpro continua investindo no filiado aposentado, pois entende que foi ele que construiu essa entidade e merece todo respeito e valorização. Com essa atividade percebemos que mesmo após se aposentarem da área educacional, esses profissionais continuam produzindo belíssimos trabalhos artesanais, editando livros e muito mais. Além de serem verdadeiros guerreiros, de lutarem por seus direitos, fazem bonito, também, no artesanato e em vários segmentos culturais”, afirma a coordenadora da Secretaria de Assuntos para os Aposentados do Sinpro, Silvia Canabrava.

 

Por que 24 de janeiro?

Em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. Antes da assinatura, aconteceram fatos importantes (embora pontuais), como primeiro ato que concedeu o direito à aposentadoria aos empregados dos Correios, em 23 de março de 1888. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos.

Por isso, a data que representa a luta geral dos trabalhadores ficou marcada pela Lei Eloy Chaves. O Dia do Aposentado foi instituído pela Lei 6.926/81, quando também é comemorado o Dia da Previdência Social.

É diante de um marco na história do trabalhador brasileiro que o Sinpro tem trabalhado de forma atuante na elaboração de ações que busquem assistência jurídica, na mobilização e valorização dos aposentados, na defesa de seus interesses e direitos, na promoção de cursos e eventos e em ações voltadas ao crescimento da categoria. Temos muita honra em ter uma categoria que, ao se aposentar, se mantém próxima, no dia-a-dia da entidade.

O Sinpro agradece toda confiança depositada e deseja que as relações se renovem. Estaremos sempre dispostos a seguir lutando pelos direitos de todos os aposentados e pela boa qualidade de vida para todos e todas. Parabéns aos aposentados por sua vida de luta!