O candidato prometeu uma coisa, o governador faz outra

O candidato Ibaneis Rocha, pra conseguir o voto dos brasilienses para ocupar o Palácio do Buriti, prometeu que professor teria salário de Juiz.

“Professores no meu governo vão ser prioridade, porque quem forma todas as categorias são os professores.” Esse candidato afirmou que “o diálogo com o sindicato da categoria vai ser implementado a partir do primeiro momento [de governo]”, para construir uma proposta “de ser a melhor educação deste país”.

O candidato Ibaneis também dizia que “professor deveria ganhar salário de juiz, porque ele forma um juiz”, e por isso, merece o “teto do funcionalismo público”.

O governador Ibaneis Rocha é bem diferente do candidato Ibaneis. Nunca está disponível para um diálogo franco e aberto com os professores. A categoria negociava com o governo, desde 2022, formas de reajuste que contemplasse as perdas salariais e nos mantivessem acima do piso nacional. Ele decidiu, de forma monocrática, que todo o funcionalismo público do Distrito Federal teria o mesmo reajuste: 3 parcelas anuais de 6%.

Se o que o candidato Ibaneis Rocha prometeu fosse de fato cumprido, o Distrito Federal teria cumprido com a meta 17 do PDE, de equiparar os vencimentos básicos da categoria do magistério com as demais carreiras de igual formação.

A “melhor educação do país” do candidato Ibaneis não se concretizou. A Educação do governador Ibaneis mantém a categoria com salários abaixo do piso nacional pela primeira vez desde que o piso foi aprovado. E as 3 parcelas de 6% de aumento não serão suficientes para elevar o salário de volta a esse patamar.

O governador Ibaneis se esqueceu das promessas do candidato Ibaneis. Entrou no Supremo Tribunal Federal com ação de inconstitucionalidade para não pagar a 6ª parcela do reajuste obtido ainda no governo Agnello Queiroz. O STF rejeitou a ação, e o governador Ibaneis só pagou a última parcela devida porque foi obrigado pelo Supremo. Mas o governador Ibaneis não desiste: ele ainda continua com ação na justiça para não pagar o retroativo dessa última parcela.

A “melhor educação do país” do governador Ibaneis é muito diferente da educação do candidato Ibaneis, pois tem turmas superlotadas, alunos com deficiência sofrendo com descaso e dificuldades, e 2/3 da categoria que deveria “ter salário de juiz”, segundo o candidato Ibaneis, ganhou do governador Ibaneis um contrato de trabalho temporário, precarizado. E oito anos de reajuste ZERO pra todo mundo.

E o governador Ibaneis ainda está arrolado num processo do Supremo Tribunal Federal por atentado contra o estado democrático de direito, por prevaricar em suas funções de manter a segurança da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano. Por essa o candidato Ibaneis não esperava!

O candidato prometeu uma coisa, o governador faz outra completamente diferente. Mas o registro em vídeo é para sempre. Veja: