O bruxismo está tirando o seu sono?

Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes geralmente durante o sono. Esse fator é reconhecido, geralmente, pelo parceiro ou por pessoas que dormem próximos da pessoa.

Isto está relacionado a fatores genéticos, bem como a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.

Algumas das consequências são o desgaste dos dentes, problemas ósseos e na gengiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% da população brasileira tem bruxismo.

Com a pressão exagerada nos dentes e mandíbula, o sintoma mais comum é a dor de cabeça, além de dores no pescoço e zumbido no ouvido. Também é possível perceber estalos ao abrir e fechar a boca. Mas todos os sintomas dependem da frequência das crises e da força do ranger.

Ainda não há nenhum medicamento que faça o tratamento definitivo do caso, mas existem outros que controlam os quadros de estresse e ansiedade, grandes causadores de Bruxismo. Outro controlador indicado são as placas flexíveis de silicone, que podem ajudar a evitar o desgaste dos dentes.

Para cuidar do caso, algumas dicas são necessárias, como:

– Consultar seu dentista regularmente;

– Estar atento e evitar apertar os dentes sob situações de estresse e ansiedade;

– Evitar mascar chicletes ou morder objetos, pois pode acarretar em outros problemas;

– Siga o tratamento indicado pelo seu dentista.

 

Não esqueça da importância de visitar o seu dentista regularmente e iniciar um tratamento para minimizar as consequências e dores causadas.

 

O Sinpro-DF e a OdontoGroup fazem uma parceria para que você, professor(a) e orientador(a) educacional, possa cuidar da sua saúde e aproveite os nossos benefícios sem limite de uso a partir de R$ 19,90.