‘O Brasil que queremos’ e ‘Por que gritamos golpe?’ serão lançados na quarta (10)

obrasilquequeremos
Debater questões sobre o futuro do país, frente ao processo em curso de golpe contra a democracia de que o Brasil é alvo. Assim pode ser resumido o escopo do evento que o Sindicato promove nesta quarta-feira (10) no lançamento, em Brasília, das obras O Brasil que queremos e Por que gritamos golpe?
Para falar sobre essa conjuntura tão delicada e por isso mesmo tão importante, o lançamento contará com a presença do renomado cientista político Emir Sader, organizador de ‘O Brasil que queremos’, publicação que reúne artigos de uma série de autores e temas. Nomes como o de Luiz Inácio Lula da Silva, Leonardo Boff, Marilena Chauí, Marcia Tiburi e Dalmo Dallari tratam de democracia representativa, economia, sistema financeiro nacional, tributação e sistema político.
O evento será às 19h, no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315).
Emir Sader foi um dos palestrantes do Seminário Nacional do Sistema Financeiro e Sociedade, realizado em São Paulo na sexta-feira (29) como parte da programação da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que debateu e aprovou a pauta geral de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2016.
Segundo o cientista político, o livro pretende sair do labirinto atual no qual a sociedade se encontra. “Esse modelo de Estado que está aí não dá mais, ele não é democrático e deve ser profundamente reformulado”, disse durante o Seminário.
‘O Brasil que queremos’ é editado pelo Laboratório de Políticas Pública e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
“Por que gritamos golpe?”

porquegritamosgolpe-300x259Também na quarta-feira será lançado ‘Por que gritamos golpe’, da editora Boitempo, que pretende apontar caminhos para entender o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a crise política no Brasil.Sob organização de Ivana Jinkings, Kim Doria e Murilo Cleto, a obra é também uma coletânea, de artigos de pesquisadores, professores e ativistas, por exemplo, entre os quais André Singer, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Jandira Ferghali e Marina Amaral. São ao todo trinta autores.
Os textos que compõem a coletânea são inéditos e buscam desenhar uma genealogia da crise política, entender as ameaças que se colocam à democracia e aos direitos conquistados pela Constituição de 1988 e apontar caminhos de superação de nossos impasses políticos.
O debate ficará a cargo do secretário de Formação da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Jacy Afonso.
Fonte: Seeb Brasília