Núcleo de Ensino da UIPSS lança livro com produções literárias

O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (NuEn/UIPSS) lança, no dia 7 de outubro, às 14h30, no Museu Nacional da República, o livro Canto e Conto pelos Cantos da UIPSS. A obra é uma coletânea literária organizada por Andressa de Souza, Denize de Fátima, Diva Rodrigues e Sylvia Campos.

O projeto de escrita da obra nasceu em tempos de pandemia, com os agentes socioeducativos Marcos Aurélio e Sueli Almada, dentre outros, à frente de uma oficina de leitura com os estudantes, intitulada Recomeçar – poesias que transformam. Unidos às quatro professoras de linguagens, que já vinham desenvolvendo um trabalho de produção textual autobiográfica e de crônicas com os estudantes, o núcleo de ensino deu vida a um livro que pode parecer triste e cruel, mas que também surpreende pelos registros cômicos, revelando leveza e humor, apesar das adversidades.

“Este livro é a concretização da paixão de profissionais que visam apresentar à sociedade os jovens e seus potenciais que existem por trás das ações que os levaram para o noticiário de crimes e de violência. Embora traga a narrativa do contar, essa coletânea não se trata de números e, sim, de pessoas, como todas, cheias de vida, sonhos, histórias e possibilidades, portanto, é sobre almas em busca de constante e permanente liberdade”, afirmam as organizadoras da obra.

Canto e Conto pelos Cantos da UIPSS é uma produção independente, de distribuição gratuita. No dia do lançamento, 100 exemplares serão disponibilizados para distribuição. Interessados(as) em adquirir mais exemplares, podem entrar em contato pelo e-mail uipss.nuen@gmail.com.

 

Serviço

Lançamento do livro Canto e Conto pelos Cantos da UIPSS, organização de Andressa de Souza, Denize de Fátima, Diva Rodrigues e Sylvia Campos

Data: 07 de outubro

Horário: 14h30

Local: Museu Nacional da República