Novo concurso para o magistério é conquista da categoria; nomeação de pelo menos 3 mil aprovados em dezembro está garantida

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, foi às redes sociais nesta quarta-feira (14/10) para dizer que “este governo” autorizou realização de concurso público para a carreira magistério público para 2026, com edital previsto para o primeiro semestre. No vídeo, entretanto, Paranaguá não fala que esta é uma conquista da categoria, organizada pelo Sinpro.

Um dos acordos de greve garantidos pelo Sinpro é justamente o lançamento de edital para novo concurso para a educação pública no ano que vem. Além disso, foi garantida a nomeação de pelo menos 3 mil aprovados(as) no concurso de 2022 em dezembro deste ano, questão que está garantida mesmo com a realização do novo certame. Também foi conquista da categoria, a partir de greve, a prorrogação do concurso de 2022 até julho de 2027, o que dá a oportunidade de novas nomeações e o zeramento do cadastro.

“É comum que o governo tente capitalizar o que é resultado da nossa luta. Se não fôssemos nós nas ruas, na porta do Palácio do Buriti, insistindo em reuniões; se não fosse o Sinpro batendo na porta do governo quase que diariamente, não haveria o anúncio desse novo concurso. Não podemos nos esquecer: nada vem de graça. Tudo é luta”, afirma a dirigente do Sinpro Márcia Gilda.

Defesa da aposentadoria
Em tempos de ataque à previdência, ter um quadro consolidado de servidores efetivos colabora ainda para a sustentabilidade do regime próprio, uma vez que amplia a base de contribuintes, enquanto a precarização (com substitutos) transfere custos previdenciários para o regime geral (INSS).

Concurso 2026
Publicado no diário oficial desta terça-feira (14/10), a autorização da realização do concurso público para a carreira do magistério prevê o provimento de 1.879 vagas imediatas para professor(a) da educação básica (40 horas) e 50 para orientador(a) educacional (40 horas). Há ainda a previsão de cadastro reserva: são 5.638 para professor(a) da educação básica (40h) e 150 para orientador(a) educacional (40 horas). O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável pelo mesmo período.