Nova campanha do Sinpro vai mapear escolas públicas sem professor de Educação Física

Uma nova campanha do Sinpro vai reforçar a luta pela nomeação dos(as) professores(as) de Educação Física aprovados(as) no último concurso público, e a categoria terá participação direta nesta ação. Com o objetivo de traçar as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal que não têm professor da modalidade, o sindicato solicita que os(as) professores(as) e os(as) orientadores(as) identifiquem as escolas de séries iniciais (ensino fundamental e educação infantil) que não têm professor de Educação Física.
O objetivo do sindicato é denunciar a manobra do GDF de deixar a rede pública de ensino sem professor da modalidade. O banco de concursados de 2013 vencerá em junho de 2018 com cerca de 500 pessoas aprovados para a disciplina ainda sem nomeação, porque o governo Rollemberg resolveu não dar continuidade à expansão do atendimento da Educação Física para o ensino fundamental e educação infantil. O descaso do governo se reflete em números, uma vez que, hoje, mais de 200 escolas não têm professor da modalidade, fato que acarreta uma série de prejuízos aos(às) estudantes.
A nomeação de professor licenciado em Educação Física no sistema de ensino do Distrito Federal é garantida pela Lei nº 5.884/2017. Segundo o Artigo 2º da Lei, fica assegurado exclusivamente ao professor licenciado em EF o exercício da docência ou a orientação da prática dessa disciplina na rede pública de ensino do DF, no ensino infantil, fundamental, médio e especial. A obrigatoriedade ainda é respaldada pelo Plano Distrital de Educação (PDE), em sua Meta 2: “Valorizar a cultura corporal por meio da implementação da prática da educação física em todas as unidades escolares que atendem os anos iniciais, garantindo estruturas adequadas nas unidades escolares e ampliando a inserção do professor de educação física nos anos iniciais, por meio do projeto educação com o movimento”.
 
Escola Candanga
Esta discussão remota desde a Escola Candanga – como estudo disponibilizado em anexo -, que lembra o histórico da Educação Física e da luta dos(as) trabalhadores(as) para que a disciplina chegasse às séries iniciais como um componente importante para a qualidade de ensino. É importante lembrar que no primeiro governo do PT no DF, quando lançou a Escola Candanga, começou a se trabalhar com a Educação Física nas séries iniciais (estudo em anexo) e depois foi interrompido. Já no segundo governo do PT foi feito o projeto Educação com Movimento, e neste contexto foi feito, no concurso público de 2013, um cadastro reserva que serviria para atender todas as escolas públicas com a Educação Física.
Com a mudança do governo em 2015, o atual governador Rodrigo Rollemberg não tem dado continuidade à expansão da Educação Física nas séries iniciais, fato que tem deixado centenas de escolas sem professor da modalidade. É diante deste absurdo que o Sinpro convoca a categoria a mapear as escolas classe e os centros de educação infantil que não tem professor de EF para que possamos fazer a denúncia e colocar na nova campanha do sindicato, que já tem outdoors espalhados pela capital federal.
O sindicato vem organizando a luta dos professores e orientadores concursados por suas nomeações, mas neste momento estamos destacando a Educação Física. Isto não significa que em outro momento destaquemos outras áreas de necessidade de nomeações. Continuamos pressionando o governo para que sejam feitas as nomeações, mas a educação física e a orientação educacional terão, agora, uma vez que estão com seus concursos próximos de vencer, uma atenção maior e integrada de todas as campanhas do Sinpro.
Os(as) professores(as) e orientadores(as) podem ligar na sede e subsedes do Sinpro e ainda se manifestar nas redes sociais do sindicato. O objetivo de fazer esta pressão nas ruas e nas redes sociais é que a educação pública do DF seja cada vez melhor, e isto parte do princípio que as normas sejam cumpridas.