Nova assembleia em 30 de julho avaliará as condições para possível retorno presencial

Professores(as) e orientadores(as) educacionais do Distrito Federal se reuniram em assembleia geral nesta terça-feira, 6 de julho. A principal pauta a ser debatida era a evolução da vacinação dos profissionais de Educação no DF e o retorno às aulas presenciais.

A comissão de negociação do Sinpro-DF trouxe informes das reuniões que vêm acontecendo com a Secretaria de Educação (SEE-DF). Segundo o governo, o último lote de vacinas recebido pelo Governo do DF é suficiente para finalizar a imunização de todos os profissionais de Educação. Assim, a vacinação será retomada nesta quarta (7) e se estenderá até domingo (11). Professores(as) e orientadores(as) educacionais devem ficar atentos aos seus e-mails, por onde receberão a convocação.

O processo de negociação seguirá em andamento, e não há definição oficial sobre a data do retorno presencial às escolas, embora haja uma expectativa da SEE-DF para o dia 2 de agosto. Para ela se confirmar, diversas condições devem ser garantidas em relação à estrutura, os protocolos de segurança e a dinâmica das escolas. Também está sendo debatida a possibilidade de um modelo híbrido (para estudantes).

“Para retornarmos presencialmente às escolas há etapas a serem vencidas”, afirmou a diretora do Sinpro-DF Rosilene Corrêa. “A vacinação é a primeira delas, e nós teremos condições de avaliar, ao final desta semana, se ela realmente será superada, se a vacina alcançará todos os profissionais da Educação”, completou.

Segundo a diretora, a partir daí serão debatidos e definidos o planejamento e os protocolos para iniciar o processo de retorno presencial. Grávidas, pessoas com comorbidades e outros grupos vulneráveis devem se manter em trabalho remoto.

A assembleia rejeitou a proposta de condicionar o retorno presencial à vacinação em segunda dose de no mínimo 75% da população. E, para avaliar as proposições da SEE-DF na garantia das condições para um retorno seguro às escolas, a categoria aprovou a convocação de nova assembleia geral para dia 30 de julho, às 9h30, em formato remoto. Para participar, acesse o aplicativo em https://app.sinprodf.org.br/.