Nota de Pesar | Taicy Ávila

O Sinpro informa, com profundo pesar, o falecimento precoce e repentino da professora Taicy Ávila, aos 49 anos, nesta sexta-feira (16/5), vítima de embolia pulmonar durante cirurgia no joelho.

Professora da rede desde 1998, Taicy atuou na regional de Sobradinho. Lecionou na EC 11 e, este ano, no CEI 01.

Ela era inquieta. Formou-se psicóloga, pedagoga e, atualmente, tentava se formar em letras. Mas também fazia pós-graduação em literatura infantil. Noveleira, vivia discutindo as histórias das novelas com a irmã Iara.

Mas a paixão de Taicy era contar histórias. E o fazia com amor e  maestria. Que o digam todas as crianças que, maravilhadas e com os olhinhos brilhando, ouviam sua voz modulada diferente para cada personagem da história contada.

Um dos cômodos de sua casa funcionava como depósito para roupas, fantasias e adereços das contações, e teimava em estar sempre caoticamente convidativo para atiçar a criatividade dessa professora tão querida por seus alunos e alunas, e ainda mais querida por colegas.

Tanto Taicy gostava de contar histórias que lançou dois livros: “Um sonho de escola”, sobre a estudante com paralisia cerebral Bia, e “Joãozinho, o Cuca Fresca”, em que abordava a questão do TDAH.

Seu terceiro livro, “Meu álbum de família”, seria lançado nas próximas semanas.

Inclusão de crianças era um tema que lhe era muito caro: Taicy e o marido, Roberto, são os pais adotivos de um menino com paralisia cerebral.

Taicy deixa dois filhos, Cauã e Samuel, a irmã Iara e o marido Roberto. E muitas saudades em todas as crianças que tiveram o prazer de se deliciar com suas contações de histórias.

Neste momento de dor, o Sinpro-DF expressa as mais sinceras condolências a familiares e amigos, e rende homenagem à sua dedicação e contribuição inestimável para a educação.