Nota de Pesar | Professora Nilza da Conceição Paranhos

É com grande tristeza e pesar que o Sinpro informa o falecimento da professora Nilza da Conceição Paranhos. A educadora faleceu vítima de câncer, nesta quinta-feira (02), aos 77 anos, deixando familiares, amigos e companheiros de magistério saudosos. O velório acontecerá amanhã (03/03), das 9h às 11h, no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. 

Tia Nilza, como era carinhosamente conhecida, era pedagoga e lecionou na SEE-DF de 1968 a 1991, na Escola Classe 08 de Taguatinga, uma professora incansável na alfabetização de seus alunos. Eu, a pessoa que escreve este texto com lágrimas nos olhos, sou prova disso. Lembro-me de todo o esforço e dedicação que Tia Nilza teve para que eu pudesse ser alfabetizada. Quando criança, tive muitas dificuldades para identificar as letras e formar palavras. Mesmo que meus pais se esforçassem em casa para me ajudar, eu não conseguia aprender. Mas foi ela, com sua paciência e doçura características de quem nasceu para ser mestra, que insistiu e me fez aprender. Se hoje estou aqui, formada em jornalismo e redigindo este texto, foi porque ela não desistiu de mim.

Nilza marcou não só a minha existência, mas a de muitos meninos e meninas que passaram pela Escola Classe 08 de Taguatinga. Seu olhar amoroso, sua dedicação, seus cartões de Natal e aniversário que chegavam em nossas casas de surpresa, marcaram nossas vidas. Obrigada, amada Tia Nilza, por tua luta incansável pela Educação e por sua vida que marcou as nossas.

A você, a nossa singela homenagem. Aos familiares e amigos, toda a solidariedade e força neste momento de dor.