Nota de pesar | Professor Wanderson de Oliveira Alkimin

O Sinpro-DF informa, com profundo pesar, o falecimento do professor Wanderson de Oliveira Alkimin, atual vice-diretor do CED Irmã Maria Regina Velanes Regis desde 2020 – escola da área rural de Brazlândia. O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (30), às 11h, no Cemitério de Brazlândia. Não haverá velório e a urna funerária permanecerá lacrada.

 

O professor Wanderson não resistiu ao impacto da colisão entre seu carro, um Fiat Pálio, e um caminhão, ocorrida na madrugada desta quinta-feira (29), na Rodovia BR-080, sentido Brazlândia, e faleceu no local do acidente. Ele tinha 36 anos e, segundo informações da imprensa, quando o socorro chegou ao local do acidente, ele já estava sem vida.

 

Professor de Ciências Biológicas licenciado pela Universidade de Brasília (UnB), Wanderson era mestre em Botânica e estudante do doutorado também na UnB. Além de professor de Ciências Naturais e Biologia, atuou como Interprete de Libras para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Também atuou como professor na Sala de Recursos de área de Ciências da Natureza até 2019, quando passou a atuar na atual equipe gestora da escola.

 

Essa tragédia deixa a comunidade escolar do CED Irmã Maria Regina Velanes Regis em choque. “Wanderson era uma pessoa incrível, um ser de luz e também um profissional  supercomprometido. Por onde passou fez a diferença, deixou o melhor de si”, descreve Márcia Gilda, coordenadora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF.

 

A diretoria da escola lançou uma Carta Aberta na qual homenageia o professor e descreve a importância dele na unidade.  Confira a carta no final deste texto.

 

A diretoria colegiada do Sinpro lamenta com imensa dor o falecimento do professor Wanderson. Desolada e chocada com essa tragédia, a diretoria se solidariza com a dor da família, dos(as) colegas, amigos(as) e estudantes.

 

Professor Wanderson, Presente!

 

CARTA ABERTA

Brazlândia, 29 de setembro de 2022.

Wanderson, amigo,

Diante de tanto riso frouxo que você nos proporcionou constantemente, hoje o clima é outro. O que hoje se tornou frouxo foi o pranto, primeiramente pelo choque de sua partida brutal. Em seguida, pelo início de saudade que imediatamente começamos a sentir de você e da sua alegria, que era – e será sempre – contagiante.

A sua inteligência, a sua forma de lidar com as dificuldades e a sua espontaneidade estarão sempre gravadas em nosso coração e na nossa memória e não é cedo para dizermos que você faz falta. Você sempre fará.

Você estará eternamente marcado, da mesma forma que foi marcante o seu sorriso, como uma pessoa que, pelo simples fato de chegar, transformar os ambientes com a sua energia calorosa e acolhedora.

Nós gostaríamos de celebrar a sua existência da forma mais terna e divertida, como celebramos o seu aniversário de vida há quinze dias atrás, mas pedimos permissão de hoje entristecer.

Você, Wanderson, faz falta a nós, não apenas como membro da equipe gestora do CEd. Irmã Regina, mas como companheiro e como um sábio conselheiro. Você tratava a todas as pessoas como “amigo” ou “amiga” e, sobretudo por isso, como amigo, é que você fará falta e já faz, desde já.

O Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, na figura de cada um que cruzou com você nessa existência, deseja uma boa partida, na certeza, amigo, de que você faz e fará falta. Precisaremos de força agora, mas sabemos que ela virá quando nos recordarmos do seu grande sorriso. Ficaremos bem, com saudades, mas bem e queremos que você também esteja!

Obrigado pela presença generosa e por todos os ensinamentos deste plano e de outros.

Nós te amamos!

EQUIPE CEd. IRMÃ MARIA REGINA REGIS