NOTA DE PESAR – JUSSARA XIMENES DE OLIVEIRA


É com muita tristeza que o Sinpro-DF informa o falecimento de Jussara Ximenes de Oliveira. Professora de história no CED 14 de Ceilândia, ela faleceu em casa, nesse domingo (16/5). A causa da morte foi Covid-19. O velório, restrito à família, será, nesta segunda-feira (17), a partir das 15h30. O Sinpro-DF presta toda a solidariedade aos(às) familiares, amigos(as), colegas e estudantes neste momento de dor e lembra que a professora Jussara poderia estar viva se tivesse recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Ela é mais uma vítima da política negacionista, subalterna aos EUA e ao sistema financeiro e de um genocídio perverso que segue livremente, sem a punição dos responsáveis. A cada professor/a que morre vítima deste crime, o Sinpro-DF cobra do Governo do Distrito Federal (GDF) a prioridade da categoria na vacinação e vacina para toda a população do DF. Também reforça o alerta de que, enquanto estamos no caos e nesta falta de gestão pública da pandemia, nós mesmos/as é que temos de nos cuidar para não contrairmos uma doença cuja letalidade é imprevisível.

A única maneira de não nos infectarmos é com isolamento e distanciamento sociais, uso correto da máscara (cobrindo nariz e boca e ajustada à face: todo o oxigênio deve entrar pela máscara), e, quando não tiver água e sabão para lavar as mãos, usar o álcool em gel 70%. E é fundamental não participar de eventos e aglomerações. Ainda não é hora de reuniões familiares e muito menos aglomerações em festas, lojas, eventos e ruas, parques etc. Além disso, é essencial que, em 2022, seu voto seja dado a quem se preocupa com a vida e não a quem tem morte como política pública para a população.