NOTA 10| PROFESSOR DA REDE É CONSIDERADO ENTRE OS 10 MELHORES DO PAÍS

Professor da rede pública desde do ano de 2015, André Luis Miranda de Barcellos Coelho de 31 anos, sempre apostou e acreditou em projetos investigativos no ambiente escolar,o que ainda é um desafio para muitos educadores. A força de vontade, persistência e garra dentro da escola, foi o suficiente para levar o professor de Física a ser um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10, um dos mais importantes do país. Além de ser o único representante do Centro-Oeste, André concorre ao título de Educador do Ano e na categoria de melhor projeto pelo voto popular.

Para o professor, o resultado da premiação é fruto de sua vivência dentro das salas de aula da rede pública, o que para ele é motivo de orgulho. “ Esta experiência tem tudo haver com minha vivência como professor da rede pública’”, afirma.

No ano de 2015, lecionou aula no Centro Educacional 07 e no Centro de Ensino Médio 10, ambos em Ceilândia. Além de ser licenciado em Física pela Universidade de Brasília- Unb, André é mestre em Ensino de Física e doutorando em Educação em Ciência, também na UNB.

O Projeto

O projeto Óptica com Ciência foi desenvolvido em 2019 com 220 alunos do 3º ano do Ensino Médio, entre eles, cinco intercambistas europeus, norte-americanos e indianos. Por ser professor de Física, André trabalhou com óptica geométrica (responsável pelo estudo do comportamento da luz).
Durante 16 aulas, foi construído um método de investigação composto por três momentos:
Investigar um fenômeno com a coleta de dados qualitativos e quantitativos;
Debater e analisar as informações;
Sistematizar os conhecimentos produzidos.

Leia mais sobre o Prêmio no site