Nordestinos são atacados nas redes por causa dos 12,9 milhões de votos em Lula

notice

Portal CUT – Escrito por: Marize Muniz | Editado por: Marize Muniz

 

Se dependesse apenas dos nordestinos, população chamada de “cabeça grande” e “pau de arara” pelo  presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) teria sido eleito no primeiro turno das eleições de 2022.

A votação expressiva de Lula, que teve 12,9 milhões de votos de vantagem em relação a Bolsonaro no Nordeste, acordou o monstro que vive em alguns bolsonaristas que foram às redes sociais atacar os nordestinos.

A ex-BBB Juliette usou suas redes sociais para denunciar os ataques xenofóbicos que vem sofrendo desde as eleições do último domingo (2/10).

Os mais atacados são os eleitores do Piauí, onde Lula conquistou 74,02% dos votos; da Bahia, onde 69,7% dos eleitores votaram no petista – é de lá o município mais lulista do Brasil: Wanderley, onde  Lula teve 96,61% dos votos. Mas tem ódio de sobra para morasdores de todos os estados da região.

Assim que foi confirmado que haveria segundo turno entre Lula e o Bolsonaro, começaram os ataques xenofóbicos, cheios de ódio e hostilidade. Um ex-jogador do Ceará chegou a pedir que apoiadores de Bolsonaro atropelassem pobresque, segundo ele, deu essa enormidade de votos a Lula. O petista teve 48,4% dos votos em todo o país, o que equivale a 57.259.504 votos. Bolsonaro ficou em segundo lugar com 43,2% dos votos (51.072.345).

Em Dourados, a 250 km de Campo Grande, o promotor de Justiça investiga um personal trainer que se autodenomina Vinícius FBS nas redes sociais, que postou: “Ê Nordeste, você ainda vai comer muita farinha com água pra não morrer de fome”.

Ele também postou: “O Nordeste merece voltar a carregar água em balde mesmo. Aí depois vem esse bando de ‘cabeça redonda de bagre’ procurar emprego nas cidades grande (sic)”.

Pastor bolsonarista em uma cidade aonde o número pessoas com “sangue do Nordeste” chega a próximo de 80% da população, segundo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), Jeosafa Brito provocou ira na internet ao compartilhar postagem preconceituosa, após o resultado do 1º turno.

“O Nordeste merece voltar a carregar água em balde mesmo”, diz o post da página Leno Motoboy, compartilhada por Jeosafa no Facebook. O pastor, que congrega na Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança de Coxim, apagou a postagem, mas não antes de outros coxinenses printarem, segundo o jornal Campo Grande News.

Revoltada contra a maioria nordestina que votou em Lula, a vice-presidenta da OAB Mulher em Uberlândia, Flávia Moraes, postou um vídeo em sua página do Twitter dizendo que não vai mais “alimentar quem vive de migalhas”, se referindo ao povo do nordeste.

“Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e gastamos nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos mais ao Nordeste dar nosso dinheiro para quem vive de migalhas. Vamos gastar no Sudeste, no Sul ou até fora do país”, disse Flávia no vídeo. 

A vídeo viralizou e gerou revolta na web. A deputada federal eleita Dandara (PT) entrou com representação na OAB e com queixa crime na justiça.

Nas redes, a OAB Uberlândia emitiu um comunicado oficial, onde diz que as declarações da advogada “não refletem o posicionamento da Instituição”.

Confira a íntegra da nota 

“A OAB Uberlândia tem caráter plural e apolítico e em respeito a isto, não se manifesta sobre declarações de cunho pessoal de seus inscritos.

Neste sentido, a OAB Uberlândia reafirma que as declarações da advogada, então vice-presidente da Comissão Mulher Advogada da Subseção, não refletem o posicionamento da Instituição.

A advogada apresentou pedido de licença do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada para se dedicar pessoalmente sobre o assunto.”

Um vídeo postado pelo deputado federal Alexandre Frota revela qual é o real tratamento dado por Jair Bolsonaro ao povo nordestino. 

Fonte: CUT