Nomeação de aprovados combate a destruição da carreira e dialoga com campanha salarial

Professores(as) aprovados(as) no último concurso do magistério organizados(as) pelo Sinpro e pela Comissão de Aprovados realizaram panfletagem em frente ao Palácio do Buriti nesta segunda-feira (24/2), para denunciar o apagão de professores nas escolas públicas do Distrito Federal e a negligência do governo Ibaneis-Celina com a educação e seus(as) profissionais.

A diretora do Sinpro Ana Bonina, professora em regime de contratação temporária, mostrou que a luta pelo Convoca Já! dialoga diretamente com a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!, do magistério público.

“Para existir a carreira do magistério é preciso ter professor efetivo dentro dela, e, para isso, é necessário que haja a nomeação dos aprovados. A gente vê hoje um enorme número de contrato temporários na rede pública de ensino, e isso é um projeto político de precarização e desvalorização; é o desmonte da carreira. Por isso, convocar os aprovados é reestruturar a carreira e é também uma das pautas prioritárias da nossa Campanha Salarial” afirmou Ana Bonina. Atualmente, o DF registra, aproximadamente, 15 mil professores(as) em regime de contratação temporária, número que ultrapassa o total de efetivos(as).

Com faixas, panfletos e placas, os aprovados também destacaram a relação direta entre a nomeação de efetivos(as) e a valorização da educação pública. Ao realizar as nomeações, o governo possibilita, entre outros pontos, a continuidade do projeto-pedagógico, interrompido com a rotatividade inerente à convocação de professores(as) substitutos(as). Isso impacta diretamente no rendimento escolar.

Calendário de lutas

A panfletagem desta segunda-feira (24/2) faz parte do Calendário de Lutas da campanha Convoca Já!, em conjunto com a Comissão de Aprovados. Outras ações já estão agendadas, como mutirões nos gabinetes parlamentares da Câmara Legislativa e ações em locais de grande circulação do DF.

Veja o calendário de lutas com ações conjuntas do Sinpro com a Comissão de Aprovados

FEVEREIRO

20/02 – Comissão Geral sobre o início do ano letivo e nomeações, na CLDF, às 15h

24/02 – Panfletagem, em frente ao Palácio do Buriti, às 15h

MARÇO

15/03 – Corrida do Sinpro, às 18h, na Praça do Buriti

18/03 – Mutirão nos gabinetes da CLDF: carta aos parlamentares sobre as nomeações e prorrogação do concurso de 2022, às 14h

27/03 – Assembleia Geral da categoria, às 9h, na Funarte

ABRIL

04/04 – Ação Social e panfletagem, na Rodoviária, às 16h

 

 

 

MATÉRIAS EM LIBRAS