NOAM CHOMSKY ABRE 20ª SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB, NESTA SEGUNDA (21)

O linguista, filósofo, ativista, autor e analista político norte-americano Noam Chomsky é a atração principal da 20ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília, que começa nesta segunda-feira (21). Chomsky participará da abertura oficial da Semuni, ocasião em que receberá o título Honoris Causa. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da UnB TV no Youtube, a partir das 18h30.

Imagem: UnB notíticas

Devido à pandemia do novo coronavírus, esta edição da Semuni acontece integralmente de forma virtual. Programada para ser realizada de 21 a 25 de setembro, o tema da atividade são “20 anos de conexões”, que trata das comemorações dos 60 anos de Brasília e dos vinte anos da Semana Universitária, em convergência com a campanha institucional do ano de 2020: “UnB no coração de Brasília”. Todas apresentações, palestras, oficinas e webnários serão transmitidos pelo canal da UnB TV no Youtube. (Programação completa abaixo)

Entre as palestras que fazem parte da 20ª Semuni, estão “Residências Artísticas e Museus Universitários Durante a Pandemia” e “Universidade para a sociedade em tempos de Pandemia”. Na programação, também estão os webnários “COVID-19: a lupa que amplifica o que já sabíamos sobre educação”, “Lei Aldir Blanc: arte e cultura brasileira em contexto de crises” e “O Estado democrático na construção de um país mais justo e igualitário”. Ainda serão oferecidas oficinas de “Tai Chi Chuan”, massagem, “Escrita criativa curativa em tempos de pandemia” e “Metodologias Lúdicas na Promoção da Identidade Negra”.

Clique aqui para acessar a programação completa da 20ª Semana Universitária da UnB

Sobre Noam Chomsky

Noam Chomsky (1928) é professor e ativista político norte-americano. É um crítico radical contra a política, a sociedade e a economia americana, particularmente a política externa. É professor do Massachusetts Institute of Technology. Desenvolveu uma teoria que revolucionou o estudo da linguística. Tal teoria sugere que toda declaração humana tem duas estruturas: “estrutura de superfície”, a superficial combinando com as palavras, e a “estrutura funda” que são regras universais e mecanismos. Em termos mais práticos, a teoria discute que os meios para adquirir uma língua é inata em todos seres humanos e são provocados tão logo uma criança começa a aprender os princípios básicos de uma língua.

Breve biografia de Chomsky retirada de https://www.ebiografia.com/noam_chomsky/