Nina, a aumiga do CED 08 do Gama

Como lidar com tanta fofura?

 

Conviver com animais de estimação é relaxante. A Terapia Facilitada por cães (TFC), ou cinoterapia, é um método que se vale da capacidade dos nossos amigos de focinhos desenvolverem capacidades e habilidades através da diversão e leveza no atendimento. Os cães são preparados para estimular e facilitar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Os animais trazem ao ser humano tranquilidade e alegria, e tornam tanto o momento como o processo mais prazeroso.

Sabendo disso, a Eufrázia de Souza Rosa, gestora do CED 08 do Gama, adquiriu a Nina, essa Golden Retriever fofésima de 4 meses, para buscar a intervenção assistida por animais.

No ambiente escolar, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino médio interagem com a Nina, e a teraupeuta ajuda a combater ansiedade, estresse e depressão. Sem contar com os alunos que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA): com esses, a Nina estimula e desenvolve capacidades e habilidades cm muita diversão e leveza.

“São notórios os benefícios que um cão pode proporcionar ao ser humano”, empolga-se Eufrázia, que já promoveu Nina a interventora para mediação de aprendizagem (Nina está muito importante!). Eufrázia complementa: “É importante destacar que o ensino inclusivo é aquele que obtém êxito processo ensino-aprendizagem.”

O projeto ainda está bem no início, mas as imagens deixam bem claro que a nova funcionáuria do CED 08 do Gama já é amada pela totalidade dos estudantes.

E não se preocupe, leitor(a). Ao fim do dia, a Nina vai junto com a Eufrázia pra casa. “É guarda compartilhada!”, avisa a gestora.

Ninguém vai deixar essa fofura sozinha, né?

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS