Na Trilha do Teatro: Projeto de Formação de Plateia em Escolas do Campo do DF

Escolas do campo de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal estão recebendo o novo projeto da Cia Burlesca, Na Trilha do Teatro, que oferece um circuito gratuito de formação de plateia em teatro para estudantes do ensino fundamental por meio de três ações: mediação pedagógica, espetáculo de palhaçaria e oficina de musicalização infantil.

A mediação teatral é feita pelas arte-educadoras Pata Barros e Lyvian Sena, criando uma ponte entre a obra e o público para facilitar a fruição. Depois as crianças assistem o espetáculo com o Palhaço Seu Cocó: O Violinista Mosca Morta, seguido de bate-papo. Por fim, elas participam de uma oficina de musicalização em uma relação com o que acontece no espetáculo e com o que elas podem criar.

O Violinista Mosca Morta, interpretado por Pedro Caroca e dirigido por Mafá Nogueira, traz à cena a linguagem da palhaçaria e da música, construído pelo humor físico, sem texto falado, em que o palhaço Seu Cocó, em seu primeiro concerto de violino, é importunado por uma mosca que aparece no palco. Trava-se então uma batalha com o inseto e mesmo abalado, o palhaço não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido. No final, palhaço e plateia descobrem a verdadeira intenção do inseto.

Segundo a arte-educadora Lyvian Sena, Na trilha do Teatro representa um importante passo na construção de relações entre a Cia Burlesca e Escolas do Campo do DF, que vem sendo lapidada de forma muito cuidadosa nos últimos anos. “A companhia, após vários projetos de circulação de espetáculos e oficinas em escolas do campo e da cidade, sente cada vez mais necessidade de qualificar a presença nos espaços escolares aproveitando as diversas possibilidades de atividades formativas que podem ser associadas à apresentação de um espetáculo. As três atividades previstas no projeto, formação de plateia, espetáculo e oficina, proporcionam aos(às) estudantes uma experiência diferenciada com o espetáculo ampliando o alcance da arte em várias camadas sensoriais de cada participante. É uma vivência para ouvir, ver, sentir e interagir”, comenta.

Ao todo, dez Escolas Classe do campo serão visitadas: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Riacho Fundo, São Sebastião, Sobradinho e a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. As visitas serão feitas até o mês de junho com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

MATÉRIA EM LIBRAS