Mulheres dos Correios aprovam pauta por mais direitos e igualdade

Após três dias de evento, as trabalhadoras dos Correios encerraram  o 19° Encontro de Mulheres com o tema : “Impactos da Reestruturação Para Mulheres Ecetista” convocado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect). Dezenas de trabalhadoras se reuniram neste grande evento para falar sobre participação feminina dentro dos Correios e no meio sindical, conjuntura política, saúde no trabalho, igualdade, direitos e muito mais.
mulheres4Amanda Corcino, presidente do Sintect/DF, sindicato que representa a categoria em Brasília, relembrou em seu discurso as vitórias alcançadas por meio da luta dos trabalhadores. Entre as conquistas ela citou a ampliação da licença adoção, o aumento do adicional noturno, a obtenção dos direitos dos funcionários estudantes, a transferência imediata do local de trabalho em caso de violência contra mulher, os 180 dias de licença maternidade e a estabilidade dos delegados fiscais entre outros.
Amanda Corcino afirmou que as mulheres são minoria nos cargos de diretoria e tesouraria. Segundo dados apresentados durante o evento, apenas 23% do quadro efetivo total dos Correios é composto por mulheres. “Esta é uma realidade que precisamos mudar. As mulheres precisam se empoderar. Com igualdade dentro dos Correios, nós, trabalhadoras e trabalhadores, trilharemos um caminho rumo a novas conquistas”, disse.
Para encerrar o evento, as mulheres trabalhadoras dos Correios propuseram soluções e mudanças para o acordo coletivo, para tentar melhorar a situação feminina na empresa.
Entre as sugestões estão a garantia de férias na mesma época que os filhos; mudança para cargos menos pesados quando as trabalhadoras descobrirem a gravidez; distribuição de cartilhas com informações sobre os direitos das mulheres; promoção de mais encontros de mulheres, entre outros.
Ao término do evento as mulheres também  participaram do 33° do Conselho de Representantes da categoria. O 19° Encontro de Mulheres da Fentect aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de julho, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI em Luziânia-GO.