MP pede imediata suspensão do plano tucano de reorganização escolar em SP

O promotor João Paulo Faustinoni e Silva, do Grupo Especial de Educação do Ministério público, afirmou ao Portal Vermelho que é de extrema importância que haja um diálogo do governo com estudantes, pais e professores, através dos grêmios, Fórum Estadual de Educação entre outros instrumentos que conduz as decisões  educacionais em São Paulo de forma democrática, o que não ocorreu com o plano de reorganização escolar, restando, como último recurso, as ocupações das escolas por estudantes.
O uso da violência e abuso de autoridade da polícia militar é outro ponto questionado pelo Ministério Público. João afirma que é importante que todos os estudantes que sofreram algum tipo de violência em manifestações façam um boletim e ocorrência para constar nas investigações.
Angela Meyer, presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), acompanhou a coletiva  e considera positivo o encaminhamento do Ministério Público. “O governador acha que governar por decreto é algo saudável, desrespeitando a democracia e a opinião de toda comunidade escolar. Nós nos organizamos conjuntamente, os secundaristas ocupam mais de 200 escolas, os pais fortalecem nossas ocupações, os advogados cumprem um papel fundamental ao dizer que é surreal essa medida. Assim, vamos de tijolo em tijolo desmoronando esse governo antidemocrático e fascista do Alckmin”.
Com a opinião pública cada dia mais contraria ao plano de reorganização e ao aubso de violência da polícia militar com os estudantes, o secretário da Casa Civil do governo de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou nesta quinta-feira (3) em entrevista a Rede Globo, que o governo vai propor uma audiência pública com estudantes e pais de alunos, para debater a reorganização da rede estadual de ensino. No entando, o secratário não estipulou data, local e qual seria o formato para a suposta bertura do diálogo, fala semelhante a do secretário de educação, Herman Voorwald, que na semana passada, em entrevista à Rádio CBN, também prometeu divulgar o conteúdo do plano de reorganizão, mas não disse a data que isso iria ocorrer.
(do Portal Vermelho)