Movimento Outubro Rosa no combate ao câncer de mama

O Movimento Outubro Rosa 2015 começou. Brasília se enfeitou de cor de rosa para alertar a população sobre o câncer de mama. Trata-se de um tipo muito comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo. Mas, apesar de raro, ele existe também entre os homens. A doença é diagnosticada em exames de rotina. É nesse tipo de exame que se percebe o nódulo na região dos seios.
Muitas vezes os nódulos não podem ser sentidos durante a apalpação das mamas. Daí ser fundamental a realização de exames de imagem. A mamografia é o principal exame para diagnosticar a enfermidade e deve ser feita por mulheres de todas as idades, porém, sobretudo, pelas mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença. Mas as dificuldades de as mulheres detectarem a anatomia do seio resultavam em falsos resultados. Além disso, os nódulos pequenos podem não ser sentidos no toque, o que acaba por causar a falsa impressão de que a pessoa está saudável e por retardar a consulta ao médico.
Todavia, é importante salientar que o autoexame e os exames periódicos pode salvar vidas. Noventa e cinco por cento dos diagnósticos de câncer de mama descobertos precocemente têm cura. O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico.
O tratamento dessa doença, geralmente, é uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia. Apesar de muitas vezes o câncer de mama não apresentar causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção.
A principal forma de prevenção é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, ajudam a evitar a doença.
História do movimento
O Movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Essa ação se iniciou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a essa doença.
Além do laço rosa, muitas cidades iluminam seus monumentos públicos com luz cor de rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de cor de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.
O movimento é conhecido mundialmente como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, internacionalmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de combate ao câncer de mama, com várias iniciativas para estimular as mulheres a fazerem exames, como a oferta de mamografia no mês de outubro.
Posteriormente, com a aprovação do Congresso Norte-Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (norte-americano) de prevenção do câncer de mama. Mas a história do Outubro Rosa remonta à última década do século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando essas comemorações como Outubro Rosa. Todas as ações eram, e são até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, as cidades eram enfeitadas com os laços cor de rosa, principalmente os locais públicos. Com o tempo, surgiram outras ações, como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e outras iniciativas.
A ação de iluminar de cor de rosa os monumentos das cidades, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu espontaneamente e foi agregada ao Movimento Outubro Rosa. Não há um registro oficial de como essas expressões e iluminações surgiram, porém, o importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse visibilidade, fosse agregado à cultura e adquirisse uma expansão cada vez mais abrangente para a população.
É considerado importante também porque é uma iniciativa que pode ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.  A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos por causa tão nobre. A iluminação em tom cor de rosa assume, assim, o importante papel de leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Professoras e orientadoras educacionais, não deixem a vida para depois. Aproveitem o Movimento Outubro Rosa para cuidar do seu corpo. Façam exames de imagem da mama e vivam mais felizes!