Mostra Nacional da Produção das Margaridas: agricultoras familiares levam sua produção para a antiga Funarte
Este fim de semana o eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte) aqui em Brasília vai se transformar num espaço colaborativo de comercialização, promoção e divulgação dos produtos provenientes de agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais representantes e povos e comunidades tradicionais. É a 3ª Mostra da Produção das Margaridas, que ocorre de 16 a 18 de agosto, com entrada gratuita.
A ideia do evento é dar visibilidade e valorizar o trabalho das mulheres do campo, da floresta e das águas, e também dialogar com o eixo político da Marcha das Margaridas que trata da autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda.
“É produção orgânica de agricultura familiar. É o trabalho e os saberes dessas mulheres que estarão no centro da capital do Brasil”, contra a coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sinpro, Mônica Caldeira. A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e coordenadora da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, traz os detalhes: “Serão deliciosos produtos como café, farinha, vinho, queijo, doces, artesanatos, mel, biscoitos e plantas medicinais. Vamos ter uma mostra grandiosa com produtos saudáveis e sustentáveis feitos pelas nossas produtoras, mulheres que são do campo, floresta e águas.”
“O movimento de mulheres quer revelar exatamente a importância e o poder do trabalho feminino na economia, na educação, no desenvolvimento da sociedade”, conta a diretora do Sinpro Regina Célia, também da secretaria de mulheres educadoras. “A vida diária delas é uma luta diária, mas sua produção alimenta e cuida dos brasileiros e das brasileiras”, lembra a diretora Silvana Fernandes, também da secretaria de Mulheres Educadoras do Sinpro.
O evento
Estarão presentes aproximadamente 200 expositoras, com produtos de todas as regiões do Brasil.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é a entidade organizadora do evento, com o apoio das Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas. A 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas conta ainda com o patrocínio da Universidade de Brasília – Campus Planaltina (UnB/FUP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e governo federal, via Ministério das Mulheres e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Serviço
3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas
Data: 16 a 18 de agosto de 2024
Horário de funcionamento: sexta e sábado das 10h às 21h / domingo das 10h às 18h
Local: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), Brasília (DF)
Entrada gratuita