Mostra Literária da Escola Classe 13 de Ceilândia debate uma Educação Antirracista

11A Escola Classe 13 de Ceilândia trouxe para o debate a educação antirracista durante sua Mostra Literária. Trabalhando a temática Numa Sociedade Racista, não basta não ser Racista, é necessário ser Antirracista, o assunto foi discutido durante todo o ano nas salas de aula, culminando com a apresentação e com a exposição de trabalhos pelos(as) estudantes no último sábado (09).

Os(as) alunos(as) ainda participaram da FEIRAFRO e do Festival de Música AFRO, realizados em Ceilândia. Durante o ano os(as) estudantes exploraram vários livros sobre o tema, participaram de contação de histórias e tiveram aulas de capoeira em cooperação com a ONG Instituto Mãe África. Já os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da escola participaram do Curso de Formação do Sinpro com a diretora Márcia Gilda.

Elaine Amaral Silva, diretora da EC 13 ressalta que ao trabalhar a educação antirracista a escola busca combater toda e qualquer expressão de preconceito dentro e fora da escola, além de valorizar a contribuição histórica africana para o nosso país. “Dessa forma os alunos negros se identificam e se sentem representados e valorizados, enquanto todos aprendem sobre respeito, igualdade de direitos e sua importância na construção de um mundo menos cruel, onde eles precisam ser, sobretudo, antirracistas”.