Mostra Cultural investe em conhecimentos e valores indissociáveis à socialização do estudante
O espaço para o questionamento, pesquisa e formulação de diferentes hipóteses de resposta foi uma das tônicas da Mostra Cultural, atividade promovida pela Escola Classe 512 de Samambaia no último sábado (18). Partindo deste princípio, os(as) estudantes realizaram uma série de trabalhos demonstrando e exercendo o domínio do código científico e de suas linguagens nas diversas áreas do conhecimento, deixando claro que o indivíduo não apenas deve interpretar a realidade, mas interagir com ela de forma consciente, crítica e produtiva.
Segundo a professora da EC Elaine Amâncio, a utilização de estratégias didático-pedagógicas deve ser desafiadora e provocativa, levando em conta a construção dos(as) estudantes, suas hipóteses e estratégias na resolução de problemas apresentados. “Consideramos também um ambiente educativo com recursos variados, materiais didáticos atrativos e diversificados, e situações problematizadoras que contemplem todas as áreas do conhecimento disponibilizadas aos estudantes”, explica a educadora, complementando que “para que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem, é fundamental que o Currículo seja vivenciado e reconstruído no cotidiano escolar, sendo, para tanto, imprescindível a organização do trabalho pedagógico da escola“.
Trazendo como tema central a Sustentabilidade, os(as) alunos(as) expuseram trabalhos produzidos durante o ano, todos relacionados ao projeto central: Um mundo de todos para todos. Os trabalhos versaram sobre cuidados com o planeta e com as pessoas que nele habitam; reciclagem, passando pelas características culturais do nosso país, enfatizando regionalismos, preconceitos e direitos humanos. A marca do projeto foi criada pela aluna Isabella Lima, vencedora do Concurso de Desenho, e a escola premiou os(as) estudantes vencedores(as) da OBMEP MIRIM e do Soletrando.
Com a presença da comunidade escolar, a Mostra Cultural mostrou o valor da escola e a importância dos(as) professores(as) para o desenvolvimento de uma sociedade plural e igualitária. “A Escola Classe 512 de Samambaia acredita que deve ofertar e garantir a aprendizagem de habilidades, conhecimentos e valores indissociáveis à socialização do indivíduo. Dessa forma os eixos integradores do nosso currículo foram vivenciados no decorrer do projeto, uma vez que não apenas foi proporcionado acesso, mas a apropriação do conhecimento, dando espaço para que estudantes questionem, pesquisem, formulem diferentes hipóteses de respostas, sendo os protagonistas dos próprios conhecimentos”, finaliza Elaine Amâncio.