Mostra Cultural aposta no protagonismo dos estudantes

A Escola Classe 512 de Samambaia realizou a Mostra Cultural, apostando no protagonismo dos(as) alunos(as). O projeto teve como pano de fundo a leitura nas salas de aula, tratando como tema assuntos variados, como eleições, Copa do Mundo e a literatura.

Os 1° anos estabeleceram os trabalhos com as crianças a partir do livro A bruxa Chatucha. Aqui, o foco ficou por conta das rimas e alterações. Os 2° anos apresentaram O mundo encantado de Alice (Alice nos país das maravilhas), e os 4° e 5° anos partiram do histórico das copas que já aconteceram, traçando uma linha do tempo, abordando aspectos importantes, tais como o racismo no futebol e a discussão sobre a diferença de tratamento entre a copa masculina e a copa feminina de futebol. As biografias de alguns jogadores também foi o ponto de partida para trabalhos de pesquisa realizados pelos(as) estudantes. Também foram abordadas as questões ambientais, tendo em vista a participação dos 4° anos A e C no projeto Parque Educador, desenvolvido em Samambaia.

Durante o decorrer do bimestre as crianças participaram do Projeto Estante Mágica, tendo produto final a escrita do seu próprio livro. Nesse dia aconteceu a tarde de autógrafos, com a entrega dos livros para as famílias. O tema geral foi Viajantes do Saber. A ilustração da camiseta tema da 12° mostra cultural foi escolhida após concurso de desenho, tendo como vencedora a aluna Yasmin Gabrielle de Souza, do 5° ano H, da professora Daniela Domingas.

A comunidade abraçou o projeto e abrilhantou o evento comparecendo, prestigiando seus filhos e filhas, incentivando e motivando-os à  vida acadêmica.