Moção de repúdio à violência ocorrida no 31ª Congresso do SINDIUPES

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, vem manifestar seu repúdio à truculência da oposição à atual direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – SINDIUPES, que durante o 31º Congresso da entidade, ao não aceitar decisão do Plenário, age com violência.
A ação desrespeitosa e agressiva ocorreu em virtude de a moção de repúdio, dirigida à direção do Sindicato pelo fato das assembleias das redes públicas ter aprovado a filiação à Central Única dos Trabalhadores – CUT, apresentada pela oposição, ter sido rejeitada em Plenário, pela maioria dos mais de 3.300 delegados. Não aceitando a decisão soberana do Congresso, os opositores agiram antidemocraticamente, assumindo atitudes discordantes com as relações democráticas.
Para a CNTE, a soberania das decisões deve estar acima de questões políticas divergentes. A convivência entre partes que divergem exige respeito e diálogo. Os desacordos são definidos pelo voto, a decisão da maioria define decisões que devem ser assumidas por todos.
A Confederação rejeita veementemente a violência para a resolução de conflitos. O diálogo e o respeito são os melhores caminhos para a construção democrática de nossas instituições sindicais.
Manifestamos apoio à atual direção do SINDIUPES, eleita pela maioria da base sindical e também a decisão da plenária do XXXI Congresso, exigindo que a oposição à direção do Sindicato assuma adequadamente seu papel.
Brasília, 5 de dezembro de 2014.
Roberto Franklin de Leão Presidente