Moção de repúdio à repressão aos professores mexicanos

Solidariedade aos educadores, alunos e comunidade de Asunción Nochixtlán – Oaxaca – México
A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE – Brasil, representa quatro milhões de profissionais da educação básica do Brasil, possuindo 49 entidades filiadas em todo o país. Defende a educação pública de qualidade, democrática, laica e que respeite seus profissionais.
Tem compromisso com a classe trabalhadora, com suas lutas em defesa de seus direitos e por mais conquistas e melhores condições de trabalho e de vida. Por isso, a CNTE manifesta veemente repúdio à repressão contra protesto pacífico dos professores de Asunción Nochixtlán, no estado de Oaxaca, no sul do México.
Quinhentos manifestantes foram violentamente atacados por 800 policiais federais que dispararam centenas de tiros. A ação resultou em pelo menos 6 mortos, 22 desaparecidos e 50 feridos à bala. A manifestação pacífica bloqueava a Rodovia 190 e pedia melhores condições de ensino, liberdade de expressão e de manifestação, condições para um estado democrático de direito. Pais, alunos e comunidade se somaram aos educadores para exigir o fim da reforma anti-educacional do presidente Enrique Peña Nieto, que já causou milhares de demissões, superlotando as salas de aula e comprometendo a precária qualidade do ensino daquele país.
A CNTE – Brasil se solidariza com os educadores do México e com toda a comunidade escolar, reafirmando a legitimidade de sua luta. Sabedora de que a educação pública é direito inalienável de todo o povo, exige apuração dos fatos e punição dos culpados.
A educação deve ser prioridade de todos os governos em todos os países; os educadores devem ser respeitados e atendidos em seus direitos. A repressão condenável, envergonha governantes e causa indignação nos educadores de todo o mundo. Não podemos admitir que a barbárie se instale nas relações governamentais com os movimentos sociais e sindicais organizados.
A CNTE – Brasil exige a apuração imediata dos fatos e a punição dos culpados! Solidariza-se à Coordenadora Nacional de Trabalhadores do Estado e a todos os manifestantes que foram acuados e aterrorizados pela repressão da polícia mexicana.
Por educação pública que atenda às necessidades da população e por respeito aos educadores!
Com informações da CNTE