Moção de apoio à greve dos/as professores/as municipais de Ponta Porã/MS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE, representa em torno de 4 milhões de profissionais da educação básica do Brasil, possuindo 50 entidades filiadas em todo o país. Defende a educação pública de qualidade, democrática, laica e que respeite seus profissionais.
Enquanto entidade representativa da categoria, em assembleia geral realizada no último dia 17, organizada pelo Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã, os/as professores/as do município, após tentativas de negociação com a prefeitura, decidiram não iniciar o ano letivo de 2016. Reivindicam o cumprimento da lei do Piso, com reajuste de 11,36%, CONFORME DEFINIDO PELO Ministério da educação. A prefeitura, apesar desta situação, agendou reunião somente para o mês de março para iniciar as negociações.
A CNTE se solidariza aos/às professores/as municipais de Ponta Porã, reafirmando a luta pelo piso nacional do magistério, apoiando integralmente a luta do SIMTED em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as em educação por salários decente e condições dignas de trabalho.
A greve é o último recurso a que os/as trabalhadores/as em educação lançam mão na luta por seus direitos. A educação precisa ser prioridade também dos governos municipais. Essa primazia passa pela valorização dos seus profissionais, que devem ser tratados com respeito e dignidade.
Os professores/as municipais de Ponta Porã merecem respeito. A CNTE apoia sua luta e a ela se soma em prol de uma educação pública com consciência de seu próprio valor e com a qualidade exigida pela população.
Por negociações imediatas!
Por educação de qualidade!
Brasília, 23 de fevereiro de 2016.
Roberto Franklin de Leão
Presidente