Ministra Anielle Franco é uma das 12 mulheres do ano da revista Time

A edição de 2 de março da revista Time apontou a ministra da igualdade racial Anielle Franco como uma 12 das mulheres mais influentes do mundo. A irmã de Marielle Franco é a única brasileira da lista.

No texto de abertura, a edição especial da revista americana, “as 12 mulheres aqui listadas vêm de todo o mundo e tiveram impacto significativo em suas respectivas comunidades e áreas de atuação, e são desde ativistas e integrantes de governos até esportistas e artistas. Muitas encararam desafios imensos que as inspiraram a buscar mudanças. Anielle Franco foi para a política após o assassinato da irmã, a vereadora Marielle Franco, em 2018. Agora, como Ministra da Igualdade Racial no novo governo do Brasil, ela canaliza a dor para a ação.”

No perfil de Anielle, a reportagem lembra que Anielle tem, hoje, a mesma idade da irmã quando foi assassinada, mas “Anielle se encontra em uma posição muito mais proeminente do que sua irmã poderia imaginar, com uma chance real de realizar seu sonho de um Brasil mais justo. Franco assumiu o cargo em janeiro como Ministra da Igualdade Racial depois que Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Bolsonaro nas eleições de outubro. O trabalho de Anielle é garantir que os ministros e legisladores de Lula cumpram sua promessa de igualdade para os negros e mestiços brasileiros, que representam 56% da população, e as minorias indígenas e asiáticas do país.”

“O mais importante nesse destaque da revista Time é vermos uma brasileira negra e periférica ganhando uma visibilidade extremamente importante no cenário internacional e inspirando todas as mulheres brasileiras. Nossa luta é importante e possível para a formação de uma nova sociedade diversa e plural”, destaca a coordenadora da secretaria de raça e sexualidade do Sinpro, Márcia Gilda.

MATÉRIA EM LIBRAS