Novo memorando garante participação de professores(as) em contrato temporário nas mesas de votação

Professores e professoras em contrato temporário poderão participar normalmente das mesas receptoras e apuradoras das eleições da gestão democrática, que acontecem nesta quarta-feira, 25 de outubro. Após movimentação do Sinpro na manhã desta terça (24), o memorando nº 29/2023 garantiu essa participação.

O documento orienta as comissões eleitorais locais a apresentarem uma justificativa para as respectivas regionais, assegurando que a participação dos temporários não trará prejuízo para os estudantes e para o dia letivo. Segundo a diretora do Sinpro Ritinha Olly, integrante suplente da Comissão Eleitoral Central, o não prejuízo para os estudantes e para o dia letivo já estava garantido ao longo da preparação do processo: “As comissões eleitorais locais se organizaram muito bem, professoras e professores substitutos se dispuseram a contribuir compondo as mesas e o processo eleitoral será muito rico com a participação de todos”, destacou Ritinha.

Na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, véspera da votação nas escolas, um memorando assinado pela Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, indicava que professoras e professores em regime de contrato temporário não poderiam compor mesas receptoras e apuradoras nas eleições da Gestão Democrática. “Esse memorando não foi discutido internamente com a participação dos membros que representam o Sinpro na comissão eleitoral central”, afirma Solange Buosi, integrante titular da comissão eleitoral central, representando o Sinpro. “Mas o sindicato se movimentou e um novo documento foi emitido, complementando a orientação anterior e autorizando a participação dos temporários e temporárias”, informa ela.

A rede atualmente conta com 2/3 de professores e professoras em regime de contratação temporária, que pertencem sim à comunidade escolar. Excluir esse segmento do processo eleitoral seria contraditório com os princípios da própria Gestão Democrática, que, além de estender participação política a todos, também depende do envolvimento de todos para que o processo transcorra bem.

Clique no botão abaixo para ler o memorando nº 29/2023.

LEIA AQUI

MATÉRIA EM LIBRAS