Revista Mátria 2025 destaca protagonismo das jovens educadoras na luta e na escola

A Revista Mátria 2025, da CNTE, já está disponível. Nesta 23ª edição, o periódico celebra o protagonismo das jovens educadoras que brilham na luta e na escola. Lançada para marcar o mês do Dia Internacional da Mulher, a publicação traz histórias inspiradoras de mulheres que marcaram a educação e o feminismo no Brasil e na América Latina.  Esta edição, traz também análises e relatos sobre os avanços e retrocessos da luta das mulheres por uma vida digna com segurança e justiça social.

Na avaliação de Berencie Darc, secretária de Relações de Gênero da CNTE e coordenadora da revista, “as histórias apresentadas na Mátria 2025 mostram que a educação não é apenas um direito, mas um espaço de resistência e transformação. Cada jovem educadora destacada na revista nos ensina que lutar por justiça social e igualdade de gênero é também lutar por um Brasil mais democrático e inclusivo”.

Nas 92 páginas, a revista apresenta como o governo atual tem usado novas estratégias para enfrentar antigos problemas. Uma das principais ações tem sido a retomada de investimentos financeiros públicos, retirados dos orçamentos estatais pelo governo anterior, para retirar mulheres das estatísticas de feminicídios e de outras violências cotidianas. A edição mostra as movimentações para o endurecimento da lei do feminicídio, que, este ano, evoluiu e se tornou crime hediondo.

Traz relatos e histórias de mulheres que superaram desafios no mercado de trabalho, na política e no empreendedorismo, como a costureira Margarida, que iniciou seu negócio sem apoio familiar. Um exemplo é o da política. A edição destaca a ascensão de mulheres que suplantaram o machismo em cidades do interior e foram eleitas para cargos públicos para Prefeituras e Câmaras Municipais nas Eleições Municipais 2024, ano em que, pela primeira vez, candidatos e candidatas puderam declarar suas orientações sexuais e identidades de gênero à Justiça Eleitoral. Apresenta uma análise das tendências na América Latina e o papel dos sindicatos na defesa da educação pública.

A Revista Mátria 2025 apresenta o protagonismo de mulheres que superaram grandes desafios e mostra exemplos de luta capazes de inspirar cada leitora e leitor a se encorajar para enfrentar, juntos(as), todos que tentam desqualificar a luta pela igualdade de gênero.

Distribuição

Desde 1º de março, os conteúdos da 23ª edição da Revista Mátria < https://cnte.org.br/noticias/revista-matria-2025-editorial-0261> estão disponíveis para leitura no site oficial da publicação, mas a versão em PDF para leitura online da Revista Mátria já está disponível para download < https://assets.cut.org.br/system/uploads/ck/cnte-cut/revista_matria_2025_completa_v04.pdf> . Todas as entidades filiadas à CNTE também estão recebendo a edição impressa.