Mais uma semana de luta contra a privatização da Eletrobras

Os embates em defesa da Eletrobras pública, eficiente e para todos continuam nesta semana. Desde o anúncio da privatização da estatal elétrica em agosto de 2017, os dirigentes sindicais têm estabelecido, semanalmente, uma agenda de lutas que vai da realização de audiências públicas à paralisações nacionais.
Na terça (8), está prevista a votação do relatório final da Comissão Mista da Medida Provisória (MP) 814/17. A MP altera leis relacionadas ao setor elétrico e permite que a Eletrobras e suas controladas — Furnas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Eletronorte, Eletrosul e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) — sejam incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND).
No mesmo dia, ocorrerá a apresentação do Relatório da Comissão Especial do Projeto de Lei 9463/18, de privatização da ELETROBRAS. O PL tem sido fortemente combatido, pois a Eletrobras controla 31% da capacidade energética do Brasil, com 233 usinas e 47% das linhas de transmissão e sua privatização compromete a soberania do país.
Encerrando a semana, na sexta-feira (11), será realizada audiência pública da Comissão Especial do PL 9463 para debater a “Privatização da Eletrobras e os reflexos na prestação de serviços à população do DF”, às 10h, no plenário 3, anexo II, da Câmara dos Deputados.
“A participação de todos é imprescindível para pressionar os parlamentares na defesa da Eletrobras pública, eficiente e para todos”, defende a dirigente do Sindicato dos Urbanitários Fabíola Latino.