Luta pelo Convoca Já! é intensificada em reunião com concursados

A luta pela convocação imediata de todos os aprovados e todas as aprovadas no concurso público para o magistério do DF foi firmada como uma das pautas de luta prioritárias dos(as) profissionais do magistério público. O compromisso foi feito durante reunião com concursados(as), nessa segunda-feira (27/3). O encontro faz parte do calendário de mobilização aprovado na última assembleia geral, realizada dia 14 de março.

No encontro, foi reafirmado que a qualidade da educação pública e das condições de trabalho dos profissionais do magistério dependem da ampliação do quadro de efetivos(as) da rede pública de ensino.

“Não podemos naturalizar a condição crescente de contratação temporária na rede de ensino pública. Esse é um projeto político de desmonte do serviço público e de desvalorização da educação pública. O governo escolhe oferecer aos trabalhadores um vínculo trabalhista frágil e precarizado”, afirma a dirigente do Sinpro-DF Ana Bonina.

Atualmente, a rede pública de ensino no DF tem 13.743 professores(as) de contratação temporária, o que representa mais de 50% da regência de classe.

Na reunião dessa segunda, ainda foi reafirmado que o Sinpro-DF levará a pauta da convocação imediata dos aprovados(as) no concurso público de 2022 a todas as reuniões com o GDF. “Nossa reivindicação é para que nomeiem, imediatamente, tanto os aprovados para vagas de provimento imediato como aqueles que ficaram no cadastro reserva. Isso porque, mesmo com essa convocação, as carências da rede pública de ensino não serão resolvidas”, lembra a diretora do Sinpro Luciana Custódio.

A lei garante
A Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pela Câmara Legislativa no ano passado, autoriza a nomeação de 6.200 professores(as) para a rede pública de ensino do DF.

Entretanto, a aplicação da previsão da LOA é de responsabilidade do governador do DF. Com isso, depende de Ibaneis Rocha a nomeação desses profissionais.

“A nossa luta é decisiva. Vamos intensificar nossa mobilização por concurso público já para o magistério público”, reflete a dirigente do Sinpro Ana Bonina.

Concurso deve valer
Na manhã desta terça-feira (28/3), a diretoria colegiada do Sinpro-DF foi surpreendida com a suspensão do último concurso para o magistério público.

A suspensão foi realizada a partir de representação feita no Tribunal de Contas do Distrito Federal sobre possíveis irregularidades na condução do processo.

“Neste primeiro momento, foi dada uma decisão liminar. Farão ainda o julgamento definitivo, que será o resultado da análise de mérito. O Sinpro segue acompanhando os desdobramentos desse processo”, informa a diretora Ana Bonina.

Assembleia
Assembleia geral com indicativo de greve e paralisação será realizada pela categoria do magistério público no dia 26 de abril. Há possibilidade de antecipação da data.

 

MATÉRIA EM LIBRAS