Luta garante nomeação de 412 orientadores educacionais

Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal dessa sexta-feira (03), o documento traz a nomeação de 412 orientadores(as) educacionais para a rede pública de ensino do DF. O grupo aguardava há quase quatro anos a nomeação do concurso que realizaram em 2014.

Após uma série de atos, manifestações, encontros com os(as) candidatos(as) e reuniões realizadas pela Comissão de Negociação do Sinpro com o governo, a rede de ensino ganha um importante reforço de educadores faltando quatro dias para o concurso expirar. Essa vitória é fruto da luta da categoria e quem ganha é a Educação e a comunidade escolar do DF, que terá um reforço significativo em busca da qualidade de ensino.

É bom lembrar que em reunião do Sinpro com o GDF no mês de fevereiro, o governador Ibaneis Rocha havia firmado compromisso com o sindicato em fazer este reforço no quadro de orientadores da rede em duas grandes nomeações. A princípio o governo afirmou que nomearia dois grupos de 234 orientadores. No entanto, desde as nomeações do primeiro grupo realizadas no dia 11 de março, o sindicato tem mediado e sensibilizado o governo para a contratação de mais educadores da área, de forma a contemplar todas as vagas previsto para este cargo no Plano de Carreira (Lei nº 5.105/13).

Com a nomeação dessa sexta-feira (03), caso todos(as) tomem posse, a meta de ocupar todas as vagas será atingida. (Confira DODF de 3 de maio de 2019, com as nomeações).

Histórico

Paralelamente à luta do Sinpro para a nomeação de todos os cargos previstos atualmente no Plano de Carreira (1.200 cargos), o sindicato já vinha discutindo o aumento no número de cargos para 1.800. No entanto isso não foi possível para este momento, de forma que com essas nomeações serão preenchidos, pela primeira vez, todas as vagas previstas na lei do nosso plano de carreira para o cargo de orientador(a).

O Sinpro continuará lutando para que o número de cargos seja aumentado para 1.800 e um novo concurso seja realizado o mais breve possível.